quinta-feira 28 de novembro de 2024

Acidentes fatais envolvendo manuseio de máquinas de lavar podem ser evitados

Eletrodoméstico está na lista dos equipamentos que mais causaram acidentes fatais por choque elétrico, em residências
Divulgação

Os eletrodomésticos são a segunda maior causa de acidentes no Brasil envolvendo eletricidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado em 2024. A máquina de lavar está na lista dos equipamentos que mais causaram acidentes fatais por choque elétrico em residências, seguido das geladeiras e carregador de aparelho celular.

Com o aumento de casos envolvendo acidentes de origem elétrica no estado, e preocupada com a segurança de seus clientes, a Equatorial Alagoas reforça as orientações sobre riscos e perigos da energia e como utilizar os equipamentos de forma segura.

Muitos dos acidentes ocorridos nas residências, poderiam ser evitados com adoção de medidas simples de prevenção. Para o executivo de Segurança, João Marcos Porfírio, é muito importante reforçar a atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados à tomada em ambientes úmidos ou molhados, já que a água é um condutor de eletricidade.

“A primeira orientação é jamais colocar as mãos dentro da máquina de lavar roupa, quando ela estiver ligada à tomada ou em uso, principalmente por ser um equipamento elétrico que possui contato direto com a água, o que potencializa o risco de choque elétrico. A orientação é colocar as roupas e sabão com o equipamento desligado e só quando tudo estiver pronto, iniciar a lavagem”, menciona o executivo.

“Outra dica é nunca utilizar equipamentos, como a geladeira ou máquina de lavar, com os pés descalços e ou quando o corpo estiver molhado.

Outro ponto importante é garantir o aterramento de todos os equipamentos elétricos, não utilizar os famosos ‘Ts’ ou benjamins, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação.

Equipamentos que garantem a proteção

Poucas pessoas sabem, mas o uso do Dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações elétricas é obrigatório desde 1997, segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O dispositivo DR é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto. Sua principal função é proteger as pessoas de choques elétricos que podem ser causados por equipamentos conectados à rede elétrica.

Além disso, ele também identifica fugas de energia, ocasionadas por fios desencapados, má instalação de equipamentos ou até mesmo choques elétricos.

“É um equipamento acessível, que custa entre R$50 a R$200 e também é de fácil instalação, mas é necessária a contratação de profissionais habilitados para a instalação do dispositivo no quadro de disjuntores da residência”, explica.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, Equatorial orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede elétrica, na rua, também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *