15 de maio de 2024 10:57 por Da Redação
Reportagem publicada em O Globo (11/04/2024) revela que o setor de petroquímica deve gerar 300 mil postos de trabalho no Brasil, entre diretos e indiretos, nos próximos seis anos. A projeção é da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro), entidade que representa a cadeia de fornecedores das petroleiras.
As contratações já estão a pleno vapor, segundo a entidade. No ano passado, foram criadas 55 mil vagas e as contratações no setor de petróleo e gás cresceram 30% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2023. Telmo Ghiorzi, presidente da Abespetro, revela que a perspectiva de geração de empregos segue a expansão da produção de petróleo e gás no país, na esteira do desenvolvimento do pré-sal.
Em Alagoas, também há oportunidades, com cerca de 200 indústrias compondo a Indústria da Química e do Plástico, segundo dados do Caged. Os alagoanos interessados em entrar neste mercado contam com o curso técnico ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está com matrículas abertas.
De acordo com o portal da instituição de ensino profissionalizante, o curso se destina a “pessoas que pretendem seguir carreira em indústrias do segmento petroquímico e de refino de petróleo, a profissionais que já atuam em áreas afins como química, mecânica, eletroeletrônica e automação e querem iniciar uma nova trilha no segmento petroquímico”. Para outras informações, basta acessar al.senai.br.
Por Assessoria