quarta-feira 27 de novembro de 2024

Paróquia Universitária recebe visita das Relíquias de Santa Teresinha

Missa de acolhida acontece domingo (19), às 19h, no bairro do Farol; Programação segue até segunda (20)
Foto: Divulgação

Neste domingo (19), às 19h, acontece a missa de acolhida das relíquias de Santa Teresinha, na Paróquia Universitária, no bairro do Farol. O momento é aberto a todos os fiéis e dá início a uma programação que segue até segunda (20), com diversas atividades para marcar a passagem das relíquias em Maceió.

As relíquias são partes do corpo ou pertences de santos. No caso de Santa Teresinha são partes do corpo mantidos no Carmelo em Lisieux, França. Segundo o padre Márcio Nunes, responsável pela Paróquia Universitária de Maceió, “as relíquias são importantes no processo de devoção cristã, como modo de nos fazer recordar, trazer novamente ao coração, nossa santa querida”.

O pároco explica, ainda, que os primeiros cristãos tinham veneração pelas relíquias e a tradição cristã católica guarda este ensinamento. “Os santos são um exemplo, para todos nós, de vida e devoção a Deus e cremos na intercessão dos santos por nós junto a Deus. Neste tempo de graça, peçamos à Santa Teresinha sua intercessão por nós, que ela derrame uma chuva de rosas sobre todos nós e todas as famílias”, acrescentou.

Foto: Divulgação

No Brasil

Desde o início do mês de abril, as relíquias da Santa Teresinha estão percorrendo as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Vindas de Recife e Camaragibe, chegam a Alagoas no sábado (18), na cidade Marechal Deodoro. No dia 19, a peregrinação segue para Maceió, indo para o Ginásio do Sesi e de lá para a Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux.

O relicário, enviado pela Basílica de Lisieux, França, está visitando 70 cidades brasileiras onde há a presença das monjas carmelitas. A peregrinação iniciou no dia 1° de fevereiro em Trindade (GO) e encerrará sua passagem pelo Brasil em 19 de outubro, na cidade de São Paulo (SP). A iniciativa faz parte das comemorações dos 150 anos do nascimento da santa, celebrado em 2023.

Santa Teresinha

Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresinha de Lisieux ou Teresinha do Menino Jesus, nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França. Filha mais nova dos santos Luís e Zélia Martin que tiveram oito filhos antes de Teresa, quatro morreram ainda pequenos e as outras quatro, Maria, Paulina, Leônia e Celina, também foram freiras, como a santa.

Com a autorização do Papa Leão XIII, Teresinha entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, aos 15 anos. Sua grande experiência com Deus desde pequena, relatada em seus diários intitulados “História de uma alma”, trouxe ensinamentos sobre a “infância espiritual” ou “pequena via” que se baseavam na confiança amorosa em Deus que é Pai. Teresinha acreditava que seu caminho em direção a Deus era ser como criança, e assim O buscava nesta via de abaixamento que transbordava na vida fraterna e no amar sem medidas.

Santa Teresinha morreu aos 24 anos em 30 de setembro de 1897. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI. Em 19 de outubro de 1997, no domingo missionário, Teresa de Lisieux foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa São João Paulo II, devido aos seus escritos autobiográficos. Em 2023 foi comemorado os 150 anos do nascimento da santa e 100 anos da sua beatificação.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *