20 de maio de 2024 10:16 por Da Redação
O dia 20 de novembro, que já é feriado em Alagoas e outros cinco estados, é agora feriado nacional, dedicado à celebração da Consciência Negra e em homenagem a Zumbi dos Palmares. Sancionada pelo governo federal, a Lei 14.759/2023 criou o novo feriado oficial brasileiro.
A data busca fortalecer a autoestima da população negra, conscientizando a todos sobre o racismo estrutural (modelo social que favorece os brancos e desfavorece negros e indígenas).
Em Alagoas, berço de Zumbi e do Quilombo dos Palmares, a data é celebrada como feriado estadual desde 1995 (Lei nº 5.724/95).
A proposta de feriado nacional foi do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que apresentou o Projeto de Lei 3268/2021, relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), e sancionado em dezembro do ano passado pelo governo federal.
Até então, o dia 20 de novembro só era feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo e em cerca de 1.200 cidades. No Distrito Federal, em Brasília, o Dia da Consciência Negra era ponto facultativo.
Embora celebrado em todo país desde 2011, o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares está agora oficialmente reconhecido como feriado nacional.
Assassinado por bandeirantes em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência dos escravizados, no Brasil. A história não apaga a escravização, durante o período colonial, dos 4,6 milhões de africanos.
Homens e mulheres trazidos ao Brasil à força, escravizados para trabalhar em lavouras de cana-de-açúcar, no serviço doméstico, na mineração e em outras lavouras.
Para as entidades do movimento negro, a data deve servir para celebração e, principalmente, para conscientização e luta por igualdade e respeito à diversidade racial.