7 de junho de 2024 2:11 por Da Redação
Alagoas ocupa a 3ª posição no país de estados com os menores tempos para abertura empresarial no primeiro quadrimestre de 2024. A informação foi divulgada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a publicação Boletim do Mapa de Empresas.
O tempo anotado de 9h foi mesmo registrado pelos estados do Amazonas e da Bahia, que empataram na 3ª posição. Apenas Sergipe e Paraná figuram acima do estado alagoano, que, mesmo assim, apresentou uma redução de 7h em relação ao último boletim divulgado pelo MDIC, sobre o último quadrimestre de 2023.
A posição ocupada também representa uma melhora no decorrer dos anos. Analisando o primeiro quadrimestre, segundo o MDIC, Alagoas ocupou o 13ª lugar em 2020, o 16ª lugar em 2021, o 10º lugar em 2022 e o 5º lugar em 2023.
O valor anotado por Alagoas neste ano é ainda 40% menor do que a média do Nordeste e 57,14% menor do que a média nacional, definidas em 15h e 21h, respectivamente.
“Esse tempo é reflexo de um trabalho focado no empresário alagoano e na evolução do ambiente de negócios em nosso estado. A Junta Comercial é um agente de desenvolvimento essencial para Alagoas e esse tempo para registro é um dos diferenciais do nosso estado para a prospecção de novos negócios. É um fator que se soma às políticas de incentivos fiscais e solidez econômica, que são tão trabalhadas pelo Governo do Alagoas”, evidenciou o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Ricardo Dória.
O Boletim do Mapa de Empresas considera apenas as aberturas empresariais feitas pelas Juntas Comerciais, que englobam as naturezas jurídicas empresário individual, sociedade limitada, cooperativa, sociedade anônima aberta e fechada, entre outras.
Por Agência Alagoas