segunda-feira 16 de setembro de 2024

Sessão que restitui mandatos cassados pelo autoritarismo será realizada no próximo dia 14

Proposta por Ronaldo Medeiros, Resolução da Assembleia Legislativa restabelece soberania popular
Reprodução

A próxima sexta-feira (14) será marcada pela sessão especial que restituirá 16 mandatos cassados de deputados estaduais pelo autoritarismo dos governo general Eurico Gaspar Dutra e pela ditadura de 1964. Proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), a solenidade reafirma compromisso com a democracia e a soberania popular.

“Esses parlamentares foram eleitos pelo povo alagoano, mas por se opuserem ao autoritarismo de governos encabeçados por militares, tiveram seus mandatos cassados. Por muito tempo, a Assembleia Legislativa naturalizou essa arbitrariedade, mas agora a Casa faz jus a uma de suas principais funções que é a defesa da democracia”, afirma Ronaldo Medeiros.

A restituição simbólica dos mandatos é uma recomendação da Comissão da Verdade Jayme Miranda, cujos trabalhos encerraram em 2017. Os parlamentares que terão seus mandatos, simbolicamente, restituídos são:

André Papini Gois (PCB), cassado em 1948; José Maria Cavalcante (PCB), cassado em 1948; Moacir Rodrigues de Andrade (PCB), cassado em 1948; Claudio Albuquerque Lima (PDC), cassado em 1964; Sebastião Barbosa de Araújo (PSP), cassado em 1964; Jayme Amorim de Miranda (PSP), cassado em 1964; Cyro Casado Rocha (PTB), cassado em 1964; Claudenor Albuquerque Lima, (PSP), cassado em 1964; Luiz Gonzaga Moreira Coutinho (MDB), cassado em 1969; Dincy Torres (MDB), cassado em 1969; Elisio da Silva Maia (MDB), cassado em 1969; Moucir Lopes de Andrade (MDB), cassado em 1969; Luiz Gonzaga Malta Gaia, cassado em 1969; Eraldo Malta Brandão (ARENA), cassado em 1969; Pedro Timóteo (PSP), cassado em 1969; e Roberto Tavares Mendes (MDB), cassado em 1966.

Procura

A assessoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros realizou buscas pelos familiares dos parlamentares cassados, mas os de José Maria Cavalcante (PCB), Moacir Rodrigues de Andrade e Luiz Gonzaga Moreira Coutinho não foram encontrados.

“Pedimos ajuda a todos para encontrá-los e, assim, garantirmos a devida justiça com estas pessoas, tão importantes para a história política de Alagoas”, reforça o parlamentar. “Qualquer informação pode ser repassada através de nossas redes sociais”, completa.

Governo Dutra

O governo do general Eurico Gaspar Dutra, simpatizante do Integralismo (versão brasileira do fascismo), cassou os mandatos parlamentares do Partido Comunista do Brasil (PCB), eleitos em 1947, em todo o país e recolou a legenda na ilegalidade. Na Câmara dos Deputados, o partido perdeu seus 14 deputados federais.

Ditadura de 1964

Instituída em 1º de abril de 1964 e encerrada em 15 de março de 1985, a ditadura militar cassou centenas de mandatos de opositores pelo país. O período foi marcado por prisões arbitrárias, torturas, mortes e ocultações de cadáveres, além de cassações de mandatos e até de membros do Poder Judiciário.

“É preciso sempre que lembremos esses períodos para que jamais permitamos que eles se repitam. A devolução dos mandatos, mesmo simbólica, dos deputados estaduais cassados, reafirma nosso compromisso com a democracia brasileira”, reafirma Ronaldo Medeiros.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

Com o objetivo de ajudar tabagistas a se livrarem do vício em cigarros, o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *