10 de junho de 2024 12:21 por Da Redação
No último domingo, 9 de junho, 11.385 eleitores (69,88% do eleitorado apto) do município de Porto Real do Colégio foram às urnas para escolher, em eleição suplementar, os novos integrantes da Câmara Municipal. O pleito teve uma abstenção de 30,12% (4.905 eleitores não votaram) mas foi considerado tranquilo pelos integrantes da 37ª Zona Eleitoral, responsável pela eleição.
O juiz eleitoral Antônio Iris da Costa Júnior, responsável pela eleição suplementar, acompanhou de perto a movimentação nos locais de votação e se reuniu com integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que fiscalizaram o pleito.
“Foi uma eleição tranquila e sem registros de intercorrências. Apenas uma urna eletrônica apresentou defeito no teclado, precisando ser substituída antes do início da votação e não houve registro de prisões ou de propaganda irregular. Agora seguiremos com a análise das contas e com a definição da data para a diplomação dos eleitos”, pontuou o magistrado eleitoral.
De acordo com o calendário eleitoral da eleição suplementar, as contas dos candidatos e partidos devem ser analisadas até o dia 25 de junho e os eleitos devem ser diplomados até dia 28.
O Relatório do Resultado da Totalização, emitido logo após o encerramento da eleição, apontou que dos 10.671 votos válidos na eleição suplementar, 10.533 foram nominais para os candidatos e 138 votos para legenda. Ainda houve 362 votos em branco e 352 votos nulos.
Por Assessoria