10 de junho de 2024 9:08 por Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) confirmou a cassação do mandato do vereador Geraldo Xavier, de Delmiro Gouveia, município localizado a 250 quilômetros de Maceió. Em sessão realizada na tarde dessa segunda-feira (10), o Tribunal julgou o processo número 0600715-09.2020.6.02.0040, referente à uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mantendo a cassação de Xavier e tornando inelegíveis o ex-prefeito de Delmiro, Padre Eraldo, e Eraldo Alves de Souza, o Lau da Barragem.
A Ação de Investigação refere-se à prática de compra de votos, irregularidade registradas nas eleições de 2020. Com Geraldo Xavier foram encontradas listas de nomes, valores e dinheiro, confirmando a violação das normas eleitorais.
Na decisão desta segunda-feira, o Pleno do TRE confirmou a inelegibilidade dos três envolvidos no crime eleitoral, pelo prazo de oito anos.
A sentença, porém, não é definitiva, ou seja, os três podem recursar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância maior do sistema eleitoral brasileiro.
Isso significa que Geraldo Xavier, Padre Eraldo e Lau da Barragem podem ser candidatos na eleição municipal de outubro próximo. Os dois últimos já se lançaram pré-candidatos a prefeito e a vereador, respectivamente.