sexta-feira 18 de outubro de 2024

Cole Porter na escala de Antonio

Antonio Adolfo realizou alguns projetos homenageando compositores ícones das músicas brasileira e mundial, culminando com o recém-lançado álbum ‘Love Cole Porter’
Reprodução

O álbum ‘Encontros – Orquestra Atlântica’, lançado em 2018, foi o primeiro de vários trabalhos do mestre Antonio Adolfo, que eu tive o prazer de resenhar. De lá pra cá, Antonio Adolfo realizou alguns projetos homenageando compositores ícones das músicas brasileira e mundial, culminando com o recém-lançado álbum ‘Love Cole Porter’. Ao longo do tempo, Antonio Adolfo elevou o sarrafo de suas produções a um patamar difícil de ser alcançado, a não ser por ele mesmo. Ou seja, nada que eu escreva sobre o álbum ‘Love Cole Porter’ poderá me eximir do risco eminente de ser repetitivo, pelo óbvio implícito a mais um lançamento impecável e emocionante do mestre Antonio Adolfo. Então, pensei: por que não trazer, para os 14 leitores da Depois do Play, uma espécie de bastidores do que me chega para ser resenhado?

Dessa forma, nada mais apropriado do que revelar, literalmente, o precioso conteúdo do release enviado pela assessoria de comunicação Tambores Comunicação, em mais uma gentileza dos meus queridos Beto Previero e Moisés Santana. Entendo que os releases são úteis sim, porém, nada será mais importante e particularmente significativo do que a audição acurada e prazerosa do álbum a ser resenhado, sobretudo, quando se trata de mais uma pérola do mestre Antonio Adolfo, que tem sido pródigo e generoso para com a humanidade, lançando, com esmero e viço impressionantes, praticamente um novo álbum a cada ano, desde 2013. Sendo assim, vejamos o que nos revela o release que me chega com o maravilhoso álbum Love Cole Porter, o qual não canso de ouvir e ouvir e ouvir…

Considerações De Um Bom Release

“Pianista, compositor e arranjador, Antonio Adolfo lança ‘Love Cole Porter’, CD -homenagem ao autor norte-americano, e põe uma bossa brasileira na obra do compositor referência na música mundial. Sucessos como ‘Love For Sale’ e ‘Night And Day’ aparecem em jazz brasileiro. ‘Easy No Love’ incorpora um pouco de samba-jazz, enquanto ‘Just One Of Those Things’ mixa toques de quadrilha e frevo.

Finalmente a homenagem! O pianista, arranjador e compositor Antonio Adolfo vem protelando esse acontecimento, mas ele meio que foi se formatando sozinho. As influências e sinais chegaram por si mesmos, sem cálculos ou fórmulas, para satisfação pessoal. Assim nasceu o CD Love Cole Porter, com 10 músicas do norte-americano Cole Porter (1891-1964), algumas, clássicos mundiais do jazz, aos quais Antonio Adolfo dá um molho tropical, fazendo o seu jazz brasileiro.

Adolfo explica o projeto: “A bossa nova surgiu de encontros, no Rio, onde sempre esteve presente o repertório de Porter. E a música desse gênio, imortalizada através de melodias, letras, harmonias e fraseado único, influenciou aquela geração de músicos, inclusive a mim. Cresci e me tornei músico, e bebi daquela fonte. Sempre toquei seus standards no estilo original ou acrescentando bossa ou jazz-brasileiro, que se expandiu em estilos como o samba, toada, ijexá, quadrilha e frevo, por exemplo, para citar apenas alguns”.

Ente as músicas temos ‘SoIn Love’ (1948), ‘Easy To Love’ (1936), ‘Just One Of Those Things’ (1935), ‘You Do Something To Me’ (1929), ‘Love For Sale’ (1930) e ‘I Concentrate On You’ (1940). O título, diz Adolfo: ”Além de fazer referência ao meu amor pela obra de Porter, é também pelo número de vezes que ele usa a palavra love nas canções. Só aqui são quatro. Quero acrescentar que, coincidentemente, as músicas ficaram em ordem alfabética, a mesma ordem que usei para criar os arranjos e gravar”.

Os músicos pertencem a uma cena brasileira das mais ricas. São: Jessé Sedoc (trompete/flugelhorn), Danili Sinna (sax-alto), Marcelo Martins (sax-tenor/soprano/flauta), Rafael Rocha (Trombone), Lula Galvão (guitarra), Jorge Helder (baixo), Rafael Barata (bateria/percussão) e Dadá Costa (percussão).

Curiosidades Sobre Coler Porter

O compositor, pianista e letrista Cole Porter morreu há 60 anos e até hoje suas músicas são regravadas. Compôs inúmeros clássicos usando metáforas sobre sexo e drogas, numa época de muita repressão nos Estados Unidos. Morreu com a fama de ser o mais estiloso compositor da música norte-americana. Historiadores afirmam que só ‘Night And Day’ já bastaria para consagrar qualquer compositor. Mas, como ela, Porter tem dezenas de músicas, grande parte feitas para filmes de Hollywood e musicais da Broadway, que se tornaram clássicos americanos e internacionais. Segundo registros na imprensa, era rico e bissexual. Cole Porter amou homens e mulheres e lhes dedicou as suas melhores canções, como ‘Easy To Love’, inspirada pelo arquiteto Ed Tauch, e outras por sua mulher Linda Thomas, com quem foi casado por 34 anos.

Curiosidades Sobre Antonio Adolfo

Iniciou os estudos de música cedo, ainda criança. Em 1963 montou o Trio 3D, que acompanhou diversos artistas, entre eles Wilson Simonal, Carlos Lyra, Elis Regina e Claudete Soares. Atuou tanto em festivais quanto em trilhas de novelas, obtendo sucesso com ‘Sá Marina’ e ‘Teletema’, entre outras, em parceria com o já saudoso Tibério Gaspar. Atualmente, vive entre o Brasil e o exterior, desde os anos 1970. Na década de 1970 foi pioneiro na gravação e distribuição independente de disco, que hoje se tornou padrão. Seu LP ‘Feito Em Casa’ (1977) teve todas as etapas feitas por ele, desde a gravação até a venda em lojas.  Além de trabalhar com alguns dos nomes mais icônicos da MPB, Antonio Adolfo também é educador, ensinando música por todo o mundo. Em 1985 criou, no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo.

Ultimamente, tem gravado discos com trabalhos autorais dedicados a compositores como os CDs Bossa65 – Celebrating Carlos Lyra and Roberto Menescal (2023) e Jobim Forever (2021), com a obra de Tom Jobim. Alguns dos seus álbuns foram indicados ao Grammy e Grammy Latino, como Rio Choro Jazz (2014), Tema (2015) e Jobim Forever (2021). Este último, como melhor álbum de Latin Jazz”.

 

SERVIÇO

Love Cole Porter, Antonio Adolfo

Plataformas digitais: Deezer, iTunes e outras

www.antonioadolfomusic.com

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *