O reitor em exercício da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Anderson Barros, se reuniu na quinta-feira (18), em Maceió, com o setor de engenharia da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a construtora DBN para tratar das obras de ampliação dos campi I, em Arapiraca, e III, em Palmeira dos Índios.
No campus de Arapiraca, as obras de ampliação estão previstas para começar ainda neste mês de julho. Os novos prédios vão contar com 12 salas climatizadas, laboratório, auditório, refeitório, ginásio, área de convivência, vestiário e área administrativa, todas totalmente mobiliadas. A previsão é que as obras sejam concluídas seis meses após o início.
Essas construções fazem parte de um pacote de investimentos anunciado pelo governador Paulo Dantas, que também inclui a oferta de bolsas assistenciais para estudantes, para garantir a permanência dos alunos na universidade. Anderson Barros destacou que a gestão está empenhada em acelerar o processo de construção dos novos prédios.
“A reunião foi produtiva. Discutimos detalhes essenciais do cronograma das obras e os próximos passos para a execução do projeto. Estamos empenhados em acelerar o processo de construção dos novos prédios em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. É um compromisso sério que estamos assumindo, buscando assegurar a celeridade e eficiência das obras, com o objetivo de proporcionar à comunidade universitária da Uneal espaços modernos e mais adequados para o ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Anderson Barros.
Construção Modular: Inovação e Eficiência
Uma das características desses novos prédios é o uso da construção modular. Este método, que envolve a fabricação de módulos fora do canteiro de obras e a montagem posterior no local, oferece diversas vantagens. A construção modular pode reduzir o tempo total do projeto, minimizando também os impactos ambientais que costumam atrasar as construções tradicionais. Além disso, esse método permite uma gestão de qualidade mais rigorosa e um menor desperdício de materiais, promovendo uma construção mais sustentável.
Estiveram presentes à reunião a engenheira Helenilza Silva e a arquiteta Moana Bastos.
Por Agência Alagoas