23 de julho de 2024 3:14 por Da Redação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) recepcionou, na noite dessa segunda-feira, 22, os novos alunos dos cursos técnicos com entrada no segundo semestre de 2024. As cerimônias foram realizadas, simultaneamente, nas unidades do Poço e do Benedito Bentes, em Maceió.
Cheias de pessoas que carregam sonhos e projetos de vida, as turmas iniciaram a jornada em oito áreas – Construção Civil, Logística, Automação, Metalmecânica, Tecnologia da Informação, Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.
Jéssica Farias, de 32 anos, é a única mulher da classe de Eletrotécnica da Escola Senai do Benedito Bentes. Ela planeja fazer faculdade na área de Engenharia Elétrica e matriculou-se no Senai motivada por seus chefes, engenheiros, que sabem muito bem como o conhecimento é importante para a evolução profissional.
“Eles me disseram: – Vá para a Eletrotécnica primeiro, aprenda a base. Quando você já entrar na Engenharia Elétrica, vai ter outro foco, outra mentalidade. O Senai é uma instituição de confiança. Eu sei que, quando sair daqui, com muito esforço meu também, eu serei uma profissional formada e pronta para o mercado”, concluiu.
Para motivar os alunos, o Senai convidou quem está na outra ponta – representantes da Indústria – para falar sobre o que é exigido dos novos profissionais. “O setor produtivo espera muita determinação, muita vontade de trabalhar. E, principalmente, que [o futuro profissional]se dedique aos estudos, tecnicamente, para evoluir junto com a empresa”, explicou o analista de Excelência Operacional da Solar, Flávio Higino.
Evoluir tecnicamente e fazer o que gosta foram os motivos que levaram Cristiano Luiz do Nascimento, de 27 anos, a buscar o curso técnico em Eletrotécnica do Senai. Ele é ex-aluno do Senai/SP e, de volta a Alagoas, conseguiu emprego no “chão de loja” em uma grande rede varejista. Apaixonado pela profissão, Cristiano mudou de cargo após aproveitar a oportunidade que surgiu com a abertura de vaga na área de manutenção da loja, onde ele quer crescer cada vez mais. “Iniciei o curso no Senai para me aprofundar, porque eu gosto muito da área elétrica”, afirmou.
O gerente da Escola Senai Poço, Welton Barbosa, deu as boas-vindas aos alunos naquela unidade. Lá, foram oito novas turmas, nos turnos da tarde e noite, na modalidade de habilitação técnica. “É interessante perceber que a população vem procurando pelos cursos de formação técnica, diante dos resultados que estes têm apresentado na carreira profissional delas, e da facilidade que se tem em ser inserido no mercado de trabalho quando se faz um curso do Senai”, ressaltou.
Segundo Welton, nove em cada dez formandos no Senai Alagoas são contratados. Além disso, a qualidade da formação permite que eles atuem, profissionalmente, em qualquer estado do Brasil.