23 de julho de 2024 7:12 por Da Redação
Na última segunda-feira (22), o Sindicato esteve reunido com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, em Fortaleza, para tratar das demandas do bancário Petrúcio Lages. Perseguido desde a ditadura militar de 1964, Lages teve sua dignidade atacada e foi impedido de exercer seu trabalho de bancário por 52 anos. Agora, enfrenta os impactos da reforma da previdência, buscando justiça e reparação.
Recentemente, a última decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi desfavorável, e o Sindicato ingressou com um recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF). Esse recurso foi negado, mas a entidade, incansável, entrou com um agravo de instrumento para continuar a luta. A reunião foi intermediada pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), que acompanhou o encontro e se comprometeu a lutar ao lado do Sindicato.
“Estamos de braços dados com o Sindicato nessa luta. É hora de reparar os danos causados a Petrúcio e garantir que ele não seja novamente punido”, declarou Medeiros.
O presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, destacou a gravidade da situação: “É uma situação que aflige. Além da perseguição durante todos esses anos, o banco demitia Petrúcio e nós, na justiça, conseguimos reintegrá-lo duas vezes. Lamentavelmente, não podemos nos calar diante dessa crueldade”, declarou.
Os dirigentes dialogaram com Paulo Câmara, buscando sensibilizar a administração do banco para a necessidade de acolher Petrúcio e corrigir as injustiças sofridas. “Estamos reunidos com o banco para que essa arbitrariedade seja corrigida. Temos esperança que o banco trará uma proposta para cessar o sofrimento do colega bancário Petrúcio”, afirmou Márcio dos Anjos.
O diretor Thyago Miranda expressou a expectativa por uma solução definitiva e agradeceu ao deputado Ronaldo Medeiros pelo apoio: “O banco se comprometeu a apresentar uma solução que traga uma saída digna ao nosso companheiro Petrúcio. Esperamos um desfecho positivo dessa situação. Também agradecemos ao deputado Ronaldo Medeiros por conseguir essa reunião junto ao banco”,disse o membro da CNFBNB.
O diretor Luciano Santos que é presidente da CUT-AL, acrescentou: “Estamos aqui reunidos para encontrar uma solução viável para esse trabalhador que lutou a vida toda para ter seu direito de trabalhar. Espero que o banco se sensibilize com a história do companheiro Petrúcio”.
Carlos Eduardo, presidente da FETRAFI, também se mostrou otimista: “Estamos esperançosos com o que o banco venha a apresentar diante do colega bancário Petrúcio. É uma questão de justiça e dignidade”, declarou.
Participaram da reunião o presidente Márcio dos Anjos, os diretores Thyago Miranda, que é membro da Comissão dos Funcionários do Banco do Nordeste, Luciano Santos,que é presidente da CUT-AL, além do ex-presidente do Sindicato Zé Roberto. Reforçando o apoio à causa, também estiveram presentes o deputado Ronaldo Medeiros (PT), o presidente da FETRAFI Carlos Eduardo, e Carmem Araújo, diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará.
A luta pela dignidade e pelo reconhecimento continua. O Sindicato reafirma seu compromisso com Petrúcio Lages e todos os trabalhadores que enfrentam perseguições históricas. A história de Petrúcio é um lembrete da importância da resistência e da busca contínua por justiça social.
Por Assessoria