25 de julho de 2024 6:43 por Da Redação
O prédio do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), na Rua Pedro Monteiro, em Maceió, tem sido invadido por vândalos. As atividades do Cenarte estão suspensas desde 2020 quando foi iniciada a reforma do prédio que se encontra paralisada, vândalos estão entrando e saqueando o patrimônio e as obras de artes e instrumentos musicais.
O Centro de Belas Artes de Alagoas, popularizado como Cenarte, foi fundado no dia 16 de agosto de 1982. O projeto foi criado pelo teatrólogo e jornalista Braulio Leite Júnior, que também ajudou na fundação de outras instituições fundamentais para a cultura em Alagoas.
Na década de cinquenta, o prédio abrigou a Rádio Difusora, que na época tinha programas de auditório onde eram transmitidas as radionovelas e também funcionou o primeiro Jardim da Infância de Maceió.
As denúncias foram feitas por antigos frequentadores que denunciam furtos e destruição de peças importantes do acervo do órgão, como quadros de pintores alagoanos, instrumentos musicais e caixas de documentos.
O historiador Geraldo de Majella, de passagem pelo local, entrou no prédio abandonado e registrou o estado em que se encontra a sede do Cenarte.
Tendo encontrado dois quadros registrados pela Secretaria de Cultura (Secult), um sem identificação e outro identificado com a assinatura do pintor Ismael Pereira, datado de 1974. O historiador relatou: “Tocaram fogo nas caixas de documentos, três pianos estão detonados, todos quebrados, não sei o tempo, mas são pianos antigos. Não consegui adentrar mais porque estava de sandália e fiquei com receio de me acidentar, pois o chão estava cheio de pregos e cacos de vidro”, finalizou.