19 de agosto de 2024 5:35 por Da Redação
Por Carla Castanho, do Jornal GGN
O eurodeputado Sandro Gozi, eleito na França pelo partido de Emmanuel Macron, afirmou que, caso Elon Musk não cumpra as regras sobre serviços digitais, a Comissão da União Europeia poderá bloquear o X (antigo Twitter) ou até mesmo ordenar o desmantelamento completo da plataforma. As informações são do jornal La Repubblica.
“Se Elon Musk não se adequar às regras europeias sobre serviços digitais, a Comissão da UE pedirá aos operadores continentais que bloqueiem o X ou, no caso mais extremo, imporá o desmantelamento total da plataforma no território da União”, disse o parlamentar.
Essa declaração surge em meio a uma crescente tensão entre a plataforma X e o Brasil. No sábado (17), Elon Musk decidiu suspender as atividades do escritório da rede social no país, justificando a decisão como uma resposta às ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quinta-feira (15), após o X desobedecer uma decisão do STF que ordenava o bloqueio de nove perfis na rede social, Moraes aumentou a multa aplicada à plataforma. O valor, que inicialmente era de R$ 50 mil por perfil não bloqueado, subiu para R$ 200 mil. As informações constam em publicação da própria rede, apesar de a decisão de Moraes estar sob sigilo.
Os perfis em questão estão relacionados à disseminação de desinformação e a tentativas de golpe de Estado, incluindo a conta do senador bolsonarista Marcos do Val.
Além disso, Moraes advertiu que a persistência na recusa em cumprir a decisão poderia configurar crime de desobediência, o que poderia levar à prisão dos representantes da plataforma no Brasil, como a responsável pelo escritório, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.
“Para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil“, manifestou a plataforma, em nota.