Por Lucas Toth, do portal Vermelho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, neste sábado (23), seu primeiro comício junto a campanha à prefeitura de São Paulo de Guilherme Boulos. Os dois vão visitar Campo Limpo, bairro na periferia da Zona Sul onde o candidato do PSOL mora, e São Miguel Paulista, no extremo da Zona Leste.
A campanha de Boulos ainda planeja mais duas visitas de Lula: em São Mateus, na Zona Leste, no meio da campanha; e na véspera do primeiro turno, no começo de outubro.
Boulos tem destacado em suas agendas de campanha as obras e iniciativas do governo federal na capital paulista, buscando evidenciar sua proximidade com Lula. Entre os projetos frequentemente mencionados pelo candidato estão os novos campi das instituições de ensino superior federais, cuja construção é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Boulos, que é deputado federal, destinou R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para essas instituições em 2024.
Outro ponto forte de sua campanha é a construção de conjuntos habitacionais para a ocupação Copa do Povo, em Itaquera. O projeto, financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, foi uma reivindicação antiga de Boulos desde 2014, quando ainda era militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O contrato para o início das obras foi assinado em 2023 por Lula, no seu primeiro ano como presidente, com Boulos ao seu lado, simbolizando a concretização de uma luta de quase uma década.
A campanha de Boulos espera consolidar seu apoio entre os eleitores mais vulneráveis economicamente, ao mesmo tempo em que disputa espaço com outros candidatos de peso, como o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), e José Luiz Datena (PSDB).