23 de agosto de 2024 12:53 por Geraldo de Majella
Depois que moradores da Garça Torta, em Maceió, denunciaram ao 082 Notícias o despejo de entulhos na área de mangue e no rio da entrada da Grota do Andraújo, o deputado federal Paulão (PT) anunciou que irá acionar o Conselho do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (Cepram) para ver que medidas podem ser tomadas para conter o crime ambiental.
Paulão já conversou com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, que já determinou ao superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, o engenheiro Jorge Briseno, que acompanhe o caso. O deputado também falou sobre a situação com o diretor executivo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ivens Leão.
A informação inicial é que a fiscalização deveria ser feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) mas, na avaliação de Paulão, a Prefeitura de Maceió está sendo omissa com os crimes ambientais na capital. “Esta situação está ficando cada vez mais grave, e foi o Município que perdeu o controle. Este caso é tão grave que é necessário acionar o Conselho Estadual do Meio Ambiente”, disse ele.
O caso
Moradores da Garça Torta flagraram e fotografaram um caminhão-caçamba despejando entulho no mangue e no rio, na entrada da Grota do Andraújo. O material, de acordo com o relato da moradora, teria sido retirado de um terreno onde a Construtora Engenharia Bezerra está erguendo o condomínio Dom Pietro Residencial, na Rua São Pedro, “sem nenhum estudo de impacto e com muitos crimes ambientais sendo cometidos a todo momento”.
Leia mais: Moradores de Garça Torta flagram crime ambiental em plena luz do dia