O projeto foi idealizado por estudantes da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 2002. Com a intenção de arrecadar doações de brinquedos novos, o Sorriso de Plantão iniciou a campanha.
Contando com mais de 100 voluntários, para que seja bem executado, eles se organizam antecipadamente. A professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maria Rosa, afirma que os colaboradores ficam na ansiedade.
“Os integrantes, ao entrarem no projeto, já ficam ansiosos para a festa. Neste sábado em especial, eles chegam pela manhã para começar os preparativos, que incluem montar a decoração, embalar os presentes e organizar a ornamentação. Cerca de dois meses antes, decidimos o tema de cada hospital para evitar repetições do ano anterior. É nesse momento que damos início à arrecadação de brinquedos”, diz Rosa.
No ano passado, o projeto conseguiu alcançar a marca de mais de 250 brinquedos. A ideia é ultrapassar a quantidade. E o melhor: outros itens podem ser doados, entre eles, lenços umedecidos e álcool em gel.
Ademais, brinquedos usados serão aceitos para os plantões do projeto. Brinquedos feitos de pelúcia não poderão ser doados, por conta da concentração de ácaros.
Os pontos de doação estão situados na Faculdade de Medicina (Famed), na Ufal, e na recepção da Uncisal. Os brinquedos serão destinados para as crianças dos hospitais de Maceió. Caso não possa entregar nos dois pontos, basta entrar em contato através do @sorrisodeplantao (Instagram).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sorriso de Plantão | 22 anos (@sorrisodeplantao)