21 de setembro de 2024 11:20 por Da Redação
Em campanha para chegar a Câmara Municipal de Maceió, a candidata Alycia Oliveira (PT) denunciou à Polícia Federal as ameaças que tem sofrido. Integrante da Bancada Negra em Alagoas, ela formalizou denúncia com base em mensagens ameaçadoras e racistas que recebeu.
Um inquérito deve ser instaurado pela Polícia Federal, a quem cabe investigar crimes durante o processo eleitoral.
“Sua aberração. Macaca fedorenta, cabelo de ninho de mafagafos. Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm aqui em São Paulo e vou comprar uma passagem só de ida para Maceió e vou te matar. Eu já tenho todos seus dados e da sua família e vou aparecer aí na sua casa” – são ameaças que Alycia Oliveira, em um email anônimo, com caráter extremamente racista.
O email continha os dados pessoais da candidata.
“O ataque que estou sofrendo é reflexo do incômodo causado pela presença de mulheres negras na política. Não iremos parar!” – disse Alycia, acrescentando que sua campanha vai continuar ocupando as ruas e “defendendo políticas de vida e de igualdade”.
Ela também foi ameaçada de estupro.
“Eu vou te estuprar e te matar dentro da sua própria casa, sua vadia” – afirma o criminoso, em outro email.
“As ameaças contra mim só revelam o quanto precisamos avançar no combate ao racismo em todas as esferas da sociedade, mas em especial nos espaços políticos” – reagiu Alycia.
A candidata disse ainda que “o Brasil do ódio e da morte acabou. Nós estamos construindo um país de respeito, de diversidade, de democracia”.