26 de setembro de 2024 9:22 por Da Redação
Dos sete municípios com pedidos de tropas federais aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), três fazem parte da base da oligarquia Pereira-Lira: Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre. A liderança política local é exercida por Joãozinho Pereira (PP), ex-superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Alagoas e candidato a prefeito de Junqueiro.
Joãozinho Pereira disputa o cargo contra Leandro Silva (MDB) e Onaldo Tavares (DC). Em Teotônio Vilela, o candidato do clã é Peu Pereira (PP), que concorre com Valdir Silva. Já em Campo Alegre, a ex-prefeita Pauline Pereira (PP), irmã de Joãozinho e da ex-deputada Jó Pereira (PP), enfrenta Henrique Tenório (MDB) na disputa.
O chefe do clã, nos âmbitos estadual e nacional, é o deputado federal Arthur Lira (PP/AL). O controle político e econômico dessa vasta região do estado de Alagoas é crucial para o grupo liderado pela família Pereira-Lira.
A organização “De Olho nos Ruralistas” identificou pelo menos treze licitações para o fornecimento de carne e outros materiais em benefício do clã. Esses contratos foram firmados entre empresas da família Pereira e seis prefeituras comandadas por seus membros. As atas de registro de preços já somam, ao menos, R$ 8,31 milhões.
Limoeiro de Anadia
O controle político do município de Limoeiro de Anadia tem sido disputado entre Marlan Ferreira e o deputado estadual Antônio Albuquerque. Nos últimos 25 anos, as contendas têm sido marcadas por ameaças, além de violência física e verbal. As eleições deste ano não serão diferentes.
O deputado Antônio Albuquerque já perdeu o controle político do município há tempos para seu primo, Marlan Ferreira.
Estrela de Alagoas
Embora tenha pouca relevância eleitoral, política e econômica, Estrela de Alagoas vem sendo dominada politicamente pela família Garrote. A disputa eleitoral atual é entre Roberto Wanderley (MDB) e Arlindo Garrote (PP). O crescimento de Wanderley nas pesquisas, ameaçando derrotar o clã Garrote, alterou o clima da campanha, que tem sido marcada por um aumento nas ameaças. A violência tornou-se um dos métodos empregados na disputa eleitoral.
Marechal Deodoro e Chã Preta
As disputas nestas cidades têm registros de ameaças de violência, um clima de campanha tenso, que pode escalar e resultar em violência física grave.