21 de outubro de 2024 9:43 por Da Redação
Faleceu na madrugada de hoje (16), em Maceió, aos 77 anos, o médico psiquiatra, compositor, poeta e letrista Marcondes Benedito de Farias Costa. Natural de Viçosa-AL, ele nasceu no dia 16 de julho de 1947.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1972, especializando-se em Psiquiatria. Atuou no Hospital Escola Portugal Ramalho de 1973 até 2012. Paralelamente, trabalhou no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), posteriormente integrado ao SUS, de 1973 a 2000, e no Posto Comunitário de Bebedouro entre 2000 e 2012, e também mantinha seu consultório particular.
Além da Medicina, a música foi uma de suas grandes paixões. Marcondes Costa conciliou sua carreira médica com a composição de músicas nos estilos tradicionais nordestinos como xote, baião, forró, frevo, toadas e valsas. Ele compôs dezenas de canções, incluindo a famosa “Acordo às Quatro”, gravada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, na década de 1980. A música também foi interpretada pelo Grupo Terra, uma banda formada por músicos alagoanos que fez sucesso no final dos anos 1970 e 1980.
Participou de vários festivais de música realizados em Alagoas nas décadas de 1970 e 1980.
Marcondes Costa fez parcerias com Tânio Barreto, o mais constante parceiro, Marcos de Farias Costa, seu irmão, Chico Elpidio, Carlos Moura, Edécio Lopes, José Gomes Brandão, Juvenal Lopes, Stanley de Carvalho, Paulo Renault, Gustavo Gomes, Elizer Setton, Rodson Amorim, José Cavalcanti entre outros.
Ele será sepultado hoje (16), às 18 h, no Parque das Flores, em Maceió.
Obras:
- Loucura e Asilo, Maceió: IGASA, 1976;
- Psiquiatria e Força (Imagens da Loucura), Maceió: Igasa, 1977;
- Poemas Circunstantes, Maceió: SERGASA, 1984;
- Aspectos do Sofrimento Humano, Maceió: SERGASA, 1981;
- O Psiquiatra e o Surto Psicótico, Maceió: 1984;
- Imagos, Maceió: SERGASA, 1986 (versos, capa de Valdeci Filho e Arte de Sebastião Alves);
- Atalhos, Maceió: SERGASA, 1988, capa de José Esdras Gomes ;
- Caçador de Versos, Maceió: SERGASA, 1989;
- Forró de Ossos, juntamente com Adller Sady Rijo Farias Costa, Maceió: SERGASA, 1993;
- Experiência Comunitária: Desenvolvimento do Posto de Saúde Mental de Chã de Bebedouro, juntamente com Maria Conceição Acioli Paixão, Maceió: Secretaria de Saúde e Serviço Social, FUSAL, 1983;
- Restos Diurnos, juntamente com Adller Sady Rijo Farias Costa, Maceió: SERGASA, 1995.
- Autor da canção (melodia e letra) Acordo às Quatro, composição gravada por Luiz Gonzaga, no disco intitulado Eu e Meu Pai, TCA Victor, 1979. Compôs Vida e Morte de Vaqueiro, juntamente com Francisco Elpídio e Eliezer Setton, gravado no CD Cio do Grão, de Eliezer Setton, em 1996;
- Classificou a música autoral Chorei, juntamente com Marcos Farias Costa e Robson Amaral Amorim, na Mostra do SESC, 2007.
1 Comentário
O MARCONDES foi um dos grandes amigos que DEUS me concedeu. Juntos, participamos de vários encontros musicais e, durante um longo período, fazíamos parada obrigatória no BEBAQUI, em frente à casa do outro grande amigo TÂNIO BARRETO. Lá, surgiam composições, regadas a, exclusivamente, refrigerantes. Imploro ao nosso CRIADOR que tenha reservado um lugar merecido para este amigo-irmão que só me deixa saudades.