Por Pet é Pop
Muitas pessoas cometem alguns “escorregões” na hora de cuidar dos animais de estimação, mas alguns erros podem levar os pets a terem problemas de saúde e até uma vida mais curta. Quer saber o que pode fazer mal para seu bichinho? O site Cyprus Mail listou os 10 erros que encurtam a vida do seu pet.
1. Não ser exigente com a comida
Seja seletivo com os ingredientes. Antes de escolher uma marca de ração ou petisco, fique atento ao rótulo dos produtos. Diversas substâncias, como aromatizantes e conservantes, podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação. Além disso, cuidado com o excesso de comida e garanta também que seu animal de estimação tenha sempre água limpa e fresca.
2. Dar livre acesso a portas e janelas
A não ser que sua casa tenha um quintal seguro e que você esteja sempre muito atento a parasitas, é melhor evitar que seu pet tenha livre acesso à rua por meio de portas e janelas. Em primeiro lugar, você corre o risco que seu animal de estimação se perca, fuja ou se machuque. Se você mora em um prédio, isso pode resultar em uma tragédia.
3. Levar raramente o pet ao veterinário
Não seja negligente com as visitas regulares ao veterinário, mesmo que seu pet não seja um grande fã de consultas médicas. Essa é a única maneira de prevenir doenças ou detectar anormalidades antes que qualquer problema se torne muito grave. Cumpra o cronograma de vacinas para proteger o animal e sua família.
4. Não castrar seu animal de estimação
A decisão cabe exclusivamente aos donos, mas os veterinários recomendam castrar os animais de estimação para ajudá-los a viverem uma vida longa e feliz. Só é preciso ter cuidado com o risco de sobrepeso em gatos castrados.
5. Não escovar os dentes do seu pet
A higiene bucal do seu pet também é muito importante. Comece a escovar os dentes do animal desde cedo para que ele se acostume com o processo. Você pode encontrar escovas de dente e pastas especiais facilmente em qualquer loja de animais.
6. Ignorar a hora do banho
O banho é uma necessidade também para os animais de estimação e é preciso fazê-lo corretamente. Pode parecer óbvio, mas esse é um erro que pode encurtar a vida do seu pet. Os gatos são mais autossuficientes quando se trata de limpeza. Já os cães precisam de banho ao menos uma vez a cada três meses, mas, é claro, você pode lavá-lo com mais frequência. Lave a cabeça do seu pet apenas no fim do banho e cuidado com os ouvidos.
7. Dar comida de humanos aos animais
Os veterinários são unânimes nesse assunto: dar comida de humanos aos animais de estimação é uma péssima ideia. O sistema digestivo dos pets não processa bem muitos alimentos que os humanos comem regularmente.
8. Não dar atenção suficiente
Interação é essencial na vida do seu pet. Animais de estimação precisam socializar para um pleno desenvolvimento físico e emocional. Caso contrário, podem se tornar assustados, agressivos e desobedientes.
9. Não verificar a coleira do pet
Fique atento se a coleira do seu animal de estimação está muito apertada, verifique o acessório de tempos em tempos. Para gatos e cães de porte pequeno, o ideal é conseguir deslizar um dedo entre a coleira e a pele do animal. No caso de animais grandes, dois dedos são suficientes. Veja também se a coleira não está frouxa antes de fazer um passeio.
10. Manter o cão preso o tempo todo
Cães de todas as idades e raças devem ter tempo suficiente para se movimentarem, interagirem com outros cães e terem liberdade para explorar. Se seu pet não caminhar regularmente, ele pode sofrer com o excesso de peso. A obesidade pode causar uma série de problemas de saúde.
Extra: outros animais
Pássaros precisam de atividade física e algum tipo de entretenimento, não mantenha os periquitos trancados na gaiola constantemente. Os porquinhos da índia também precisam de espaço para se movimentar. Uma gaiola muito pequena afetará a qualidade de vida e a saúde do seu bichinho. Lembre-se: atenção redobrada aos erros que encurtam a vida do seu pet.