sábado 23 de novembro de 2024

Proposta por Ronaldo Medeiros, Assembleia Legislativa realiza sessão especial sobre combate ao racismo

A discussão ocorrerá a partir de 14h, no plenário da Casa de Tavares Bastos
Foto: Ascom/ALE

Por proposta do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), a Assembleia Legislativa de Alagoas realiza, nesta segunda-feira (11), sessão especial com o tem “Dia da Consciência Negra e as políticas de enfrentamento ao racismo estrutural”. A discussão ocorrerá a partir de 14h, no plenário da Casa de Tavares Bastos, e contará com a presença de representações do movimento negro alagoano.

“O combate ao racismo é tema central para a construção de uma sociedade mais justa, ainda mais no Brasil que jamais conseguiu superar os valores e a estrutura de sociedade do período escravocrata. Por isso, nossos negros estão entre os mais pobres, consequentemente, com menos acesso aos serviços públicos”, argumenta o parlamentar.

Ronaldo Medeiros ressalta que o Dia da Consciência Negra marca a luta por liberdade de povos escravizados, arrancados de sua terra para enriquecer seus opressores.

“A data lembra ao país a luta do Quilombo dos Palmares de seu maior líder, Zumbi dos Palmares, assassinado pela elite branca brasileira. A luta de Zumbi segue na ordem do dia”, comenta o deputado estadual.

Morte, renda e escolaridade

Um estudo publicado pela Rede de Observatórios da Segurança, na quinta-feira (7), aponta que 4.025 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2023. Desses, 3.169 casos foram disponibilizados os dados de raça e cor e 2.782 vítimas eram pessoas negras. Isso representa 87,8%.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, negros e pardos representavam 54,2% da população ocupada no Brasil, mas sua renda era 61,4% menor.

De acordo com dados de uma publicação especial sobre educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada em 22 de março deste ano, os brancos tinham, em média, 10,8 anos de estudo em 2023. Já os negros, 9,2 anos. Isso significa que pessoas negras estudam 1,6 ano a menos que os brancos.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um feriado nacional instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil e, em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras para motivar debates sobre racismo, suas causas e a inclusão dos negros na sociedade brasileira, valorizando a cultura afro-brasileira.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *