Uma performance de sexo e morte. É assim que a professora e artista da dança Joyce Barbosa resume “Midríase”, espetáculo que apresentará no dia 30 de novembro, às 20h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro). A performance tem entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
Em “Midríase”, Joyce trabalha com as polaridades da morte e do sexo, criando imagens que mesclam prazer e dor para refletir sobre o luto e a perda do objeto amado. A performance utiliza a simbolização como recurso para explorar a existência diante de tamanha dor. De acordo com a artista, o título “Midríase” faz referência à dilatação das pupilas, fenômeno que ocorre tanto na morte quanto em momentos de intensa excitação sexual, quando há uma falta de oxigenação no corpo.
Joyce Barbosa é artista da dança, pós-doutora em Artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Direito econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). (UFAL). Em 2017, lançou o livro “Economias da Dança” pela Editora Annablume. No mesmo ano, realizou três cursos de dança, incluindo um de repertório na P.A.R.T.S., em Bruxelas (Bélgica), e em 2020 participou de um curso de Flying Low com David Zambrano no TICTAC Arte Centre, também em Bruxelas. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Sobre o Sesc Temporadas
É um projeto que tem o objetivo de fomentar as artes cênicas, oferecendo aos artistas a oportunidade de utilizar gratuitamente os espaços culturais do Sesc em Maceió e Arapiraca. Quando há cobrança de ingressos, todo o valor arrecadado é destinado aos grupos artísticos aprovados. Assim, o Sesc Alagoas contribui para a manutenção e ampliação da oferta de atividades culturais no estado, fortalecendo o calendário cultural local.
Serviço
O quê: Performance “MIDRÍASE”, de Joyce Barbosa
Quando: 30/11, às 20h
Onde: Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Entrada: gratuita (ingressos distribuídos 1h antes da apresentação)
Classificação indicativa: 18 anos
Por Assessoria