sábado 11 de janeiro de 2025

Ib Gatto além das fronteiras da medicina

Livro em homenagem ao cirurgião possibilita enxergá-lo além dos seus feitos médicos
Reprodução

Que o Dr.Ib Gatto Falcão foi um homem à frente do seu tempo, é inegável, basta ver que desenvolveu projetos de impacto relevante em diversas áreas, e que vão continuar beneficiando várias gerações não só no campo da saúde pública, mas também da educação, cultura e política social. Ficou, enfim, imortalizado pelos seus feitos, como podemos observar no livro Ib Gatto Falcão: olhar de cirurgião – obra que condensa narrativas de colegas que conviveram com esse grande mestre do saber científico – principalmente.

Não se trata de uma biografia do nosso gigante Ib, e sim de um biografema – são vários artigos onde os autores discorrem experiências de vida compartilhadas com o homenageado. Coube ao Dr. João Batista Neto, cirurgião e professor de cirurgia digestiva da UFAL, presidente interino do Núcleo Alagoano para a História da Medicina(2007), organizar os textos (dele próprio e dos colegas), dando formato final à obra, uma edição primorosa e importante para a memória da genialidade alagoana. Sim, o personagem em questão foi, acima de tudo, um gênio.

E apesar da naturalidade maceioense, fez medicina no Estado da Bahia, mas após a formatura voltou para sua terra e aqui marcou sua carreira com intensa dedicação ao serviço público: trabalhou no HGE, foi secretário de saúde por duas gestões, professor de medicina, escritor, e acima de tudo, articulador e entusiasta do desenvolvimento humano, social e político. Mas a abordagem é mais ampla. Os textos escritos por Milton Enio, Rostand Lanverly, Geraldo Vergetti (1934/2024), Agatângelo Vasconcelos(1939/2019), Lauternay Perdigão, Marcos Davi, Maysa Brandão, Benedito Ramos, Ricardo Nogueira, André Falcão, Jorge Luiz Soares, e também pelo próprio coordenador da edição, João Batista Neto, revelam cenas do cotidiano do colega imortal, trazem fatos que expõem os diferenciais desse conterrâneo que tanto honrou o jaleco, a cidadania, e os desafios da sua trajetória entre nós.

Enfim, nosso gigante do jaleco partiu deixando um grande legado, e nos 110 anos de seu nascimento (completados em 2024), o livro é um marco importante para a memória alagoana – emergiu da saudade, afeto e reverência a tudo que o Dr Ib significa para Alagoas.

Sua antiga secretária, Natércia Curvelo, não ficou fora desse trabalho: foi entrevistada, resgatado casos engraçados, bem como a anestesista Celeste Magalhães e Humberto Casado, também médico.

O livro pode ser adquirido com o livreiro Sebastião Medeiros, por R$ 40,00(quarenta reais,130 pg. a cores, pelo whatsap: (82)98155-9787 ou na Banca do Sol, no encontro da Av. Álvaro Otacílio com a Rua Abdon Arroxelas, Ponta Verde, Maceió.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *