quinta-feira 16 de janeiro de 2025

Construtora oferece curso gratuito de ceramista para mulheres

Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) indica ainda a “soberania” masculina no setor
Foto: Assessoria

Mulheres com idade a partir de 18 anos e que moram na parte alta de Maceió, interessadas em atuar na construção civil podem participar do curso gratuito de ceramista, oferecido pela MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, em parceria com a Alicerce Educação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 17 (sexta-feira), através do link https://forms.office.com/r/hheMw0u9Ux. Serão selecionadas 20 alunas, sem exigência de escolaridade mínima.

O curso tem duração de dois meses, de fevereiro até abril, com aulas teóricas e práticas realizadas no período da tarde, de segunda até quinta-feira, na sede do Instituto Acudir (Quadra G, 116, Benedito Bentes II).

O curso de ceramista faz parte do projeto “Elas Transformam a Construção”, realizado pela MRV em todo o país com o objetivo de capacitar e aumentar a presença de mulheres na construção civil. Em 2024, com investimentos que chegaram a R$ 1 milhão, mais de 450 mulheres em situação de vulnerabilidade social foram capacitadas para atuarem como azulejista ou pintora em diversos estados do Brasil.

Foto: Assessoria

Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) indica a “soberania” masculina no setor. Os dados apontam que a participação informal feminina representa apenas 4,4%. No mercado formal, esse número é um pouco maior, mas ainda muito distante do masculino: 9,2%. A pesquisa revelou que o trabalhador médio da construção civil brasileira é homem, com idade entre 37 e 41 anos, pardo e com ensino médio ou fundamental incompleto.

Em 2022, a MRV&CO assumiu um compromisso com a ONU de subir para 30% o número de mulheres em seu quadro de funcionários até 2030; e para 45% o percentual de líderes femininas. Dois anos após o acordo, este último desafio já foi ultrapassado. Atualmente, 46% da liderança da companhia é formada por mulheres, e o número de colaboradoras também subiu para 22%.

Foto: Assessoria

“A construção civil é, historicamente, majoritariamente masculina. Nos escritórios, já observamos a equidade de gênero acontecendo, mas nas obras o cenário é outro. Nosso maior desafio é sensibilizar essas mulheres, mostrar que elas também são capazes e devem estar nos canteiros de obras. É um movimento que precisa ser afirmativo“, afirma Íngrade Brandão, coordenadora de Eficiência e Controle Operacional e responsável pelo projeto dentro da MRV.

De acordo com o último Censo divulgado pelo IBGE, Alagoas tem 132.845 mulheres a mais que homens. De acordo com o levantamento, dos 3.127.683 habitantes do estado, 1.630.264 (52,1%) são mulheres e 1.497.419 (47,9%) são homens, uma relação de 91,9 homens para cada 100 mulheres. A diferença é maior que a observada na média nacional, que é de 94 homens para cada 100 mulheres.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *