16 de janeiro de 2025 10:00 por Da Redação
Nos últimos anos, o ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, tem passado as férias na casa de amigos em Maceió. Figura influente na política e no Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo durante o período de descanso com a família, ele costuma se reunir com políticos e empresários no Litoral Norte da cidade.
A agenda do petista esteve comprometida com encontros políticos tendo recebido até o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL. O teor da conversa não foi divulgado, mas, a nova fase do prefeito consiste em concentrar esforços junto ao governo federal para que o presidente Lula nomeie sua tia, Marluce Caldas, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O ex-senador e ex-governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), foi outro político que se encontrou com José Dirceu. Eles conversaram longamente sobre a conjuntura nacional e as perspectivas políticas para 2026. Embora Teotônio Vilela esteja sem mandato, mantém-se ativo na política, e o encontro evidencia sua atuação nos bastidores.
Dirceu também teve encontro com o senador Renan Calheiros (MDB), aliado de longa data. Nem nas férias, os dois param de construir cenários futuros.
Petistas conversam em bloco
O deputado federal Paulão (PT), liderança local do partido, também se encontrou com José Dirceu, acompanhado da vereadora Teca Nelma (PT), dos dirigentes estaduais do PT-AL Joaquim Brito, Gino César, Ricardo Barbosa, Dafne Orion, da secretária da Mulher e Direitos Humanos, Maria José, e do jornalista Renato Soares. O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho de José Dirceu, que estava passando férias na capital alagoana, esteve presente ao encontro.
O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) também se reuniu com Dirceu. O assunto, certamente, foram as eleições internas do partido e cenários futuros do PT. Em sua rede social, Medeiros disse: “Receber o companheiro José Dirceu em Alagoas é motivo de alegria. Dialogar com ele é ouvir verdadeiras aulas de política e história do Brasil”.