15 de julho de 2020 1:08 por Marcos Berillo
A Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) desbaratou um esquema de tráfico de drogas que utilizava os Correios para o transporte de entorpecentes. Durante a “Operação Encomendas”, hoje (15), foram cumpridos um mandado de prisão e sete de busca e apreensão contra pessoas investigadas por praticar tráfico de drogas na capital.
A investigação teve início em maio deste ano quando a área de segurança dos Correios em Alagoas comunicou à PF sobre a suspeita de que havia, em diversas encomendas postadas no Estado de São Paulo, e destinadas a Maceió, conteúdo que aparentava ser de substâncias ilícitas. As encomendas foram todas apreendidas pela polícia, que constatou se tratar de “maconha”.
Ao analisar os documentos e demais elementos existentes sobre os remetentes e os destinatários das encomendas, os policiais perceberam que, apesar das informações serem desencontradas e falsas, havia relação entre vários dos objetos postais, o que poderia caracterizar um esquema de tráfico de drogas em Maceió.
Segundo a assessoria da PF em Alagoas, um dos destinatários já havia sido preso justamente por tráfico de drogas. Os envolvidos na postagem e no recebimento das encomendas estão sujeitos a uma pena de até 15 anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas.
As investigações continuam. E o material apreendido será juntado aos autos do inquérito policial instaurado na Polícia Federal em Alagoas após análise pericial.
O nome da operação faz referência ao meio utilizado pelos traficantes para enviar droga através dos Correios.
*Com assessoria