21 de julho de 2020 1:07 por Marcos Berillo
A tendência decrescente do número de casos de Covid-19, em Alagoas, pode estar associada à subnotificação e não a uma suposta queda na contaminação. Esse problema é nacional e se deve a instabilidade no sistema de registro de notificações, o e-SUS Notifica, o que foi reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde (MS).
Durante entrevista coletiva realizada na noite de ontem (20), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explicou que a instabilidade da plataforma vem ocasionando problemas para que os municípios atualizem os casos da Covid-19 junto à Sesau, que, por sua vez, elabora e encaminha o Boletim Epidemiológico ao Governo Federal.
“É importante explicar que a plataforma é um sistema nacional do Ministério da Saúde e o próprio Governo Federal orientou aos 27 estados que apresentem os boletins epidemiológicos com base nas atualizações por meio do e-SUS Notifica. Ou seja, todos os municípios alagoanos que testam a sua população precisam alimentar esta plataforma virtual. No entanto, desde a última quinta-feira (16), os estados estão com dificuldades para construir o boletim diário sobre os casos da Covid-19. Por isso, que o número de casos vem passando uma falsa sensação da diminuição da doença. Ou seja, assim que o problema da plataforma for resolvido pelo Ministério da Saúde, o número real de casos em Alagoas irá aparecer”, explicou Ayres.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde alega que o e-SUS Notifica passa por melhorias pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus). “Há uma perceptível lentidão nos últimos dias, devido ao aumento expressivo do volume de informações e acessos simultâneos no sistema, no entanto, o Datasus já está trabalhando em soluções para resolver o problema relatado”, informou.