4 de agosto de 2020 5:31 por Marcos Berillo
BEIRUTE (Reuters e UOL) – Pelo menos 63 pessoas morreram durante uma grande explosão na área portuária de Beirute, no Líbano, hoje (4). Segundo o ministro da Saúde, Hamad Hassan, cerca de 3 mil feridos que estão sendo encaminhados para hospitais da cidade. Os números não são definitivos;
A agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes da área de segurança disseram que na região existem armazéns que abrigam explosivos. Não ficou claro de imediato o que causou a explosão ou que tipo de explosivos estavam nos armazéns.
“Vi uma bola de fogo e fumaça subindo sobre Beirute. Pessoas estavam gritando e correndo, sangrando. Sacadas foram arrancadas de edifícios. O vidro dos prédios se partiu e caiu nas ruas”, disse uma testemunha da Reuters.
Segundo a emissora local LBC, o ministro da Saúde disse que havia um “número muito alto” de feridos e uma grande quantidade de danos. A emissora de televisão Al Mayadeen disse que centenas de pessoas ficaram feridas.
Outra testemunha da Reuters disse que viu uma fumaça cinza pesada perto da área do porto e depois ouviu uma explosão e viu chamas de fogo e fumaça preta: “Todas as janelas do centro da cidade estão quebradas e há feridos andando por aí. É um caos total.”