6 de agosto de 2020 2:42 por Marcos Berillo
Segundo a revista Fórum, a plataforma PayPal, que oferece serviço de pagamentos online, anunciou ontem (5) que cortará o acesso de Olavo de Carvalho aos seus serviços. A decisão teria sido tomada pela sede estadunidense da empresa após denúncia da organização Sleeping Giants sobre o financiamento de grupos ou pessoas ligadas a redes de disseminação de fake news.
O astrólogo e guru do bolsonarismo utiliza o serviço para vender cursos de filosofia e pedir doações aos apoiadores. Sem esta ferramenta, ele passará a contar apenas com o serviço PagSeguro. O bloqueio deverá começar dentro de 48 horas.
De acordo com Olavo de Carvalho, o comunismo estaria por trás da ação de boicote. “Eis o tipo de debate democrático que os comunistas praticam: tanto se esforçaram, que conseguiram fechar a minha conta do Paypal”, escreveu o astrólogo nas redes sociais.
Inspirado no exemplo de um movimento que surgiu nos Estados Unidos contra o discurso de ódio e as fake news, que utiliza a asfixia financeira como instrumento de batalha, por meio de campanhas junto a anunciantes, o Sleeping Giants Brasil se define como “Uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e das Fake News!”.
Depois da vitória junto ao Paypal, o grupo agora questiona o PagSeguro sobre o financiamento a Olavo de Carvalho:
Oii @UOL, tudo bem? O seu parceiro de grupo, @pagseguro, está lucrando com esse discurso: "Jornalista é o maior inimigo do povo". Vocês concordam com isso? ✊? #SleepingGiantsBR https://t.co/NLSy1cDWUu
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) July 22, 2020