14 de fevereiro de 2020 12:05 por Geraldo de Majella
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido em audiência hoje, 13, pelo papa Francisco, no Vaticano. Após 580 dias encarcerado é a primeira vez que Lula é recebido por um chefe de estado – o papa Francisco, além de líder religioso, é chefe de estado.
Lula publicou em seu twitter fotos com o papa e declarou que tratou na audiência sobre “um mundo mais justo e fraterno”.
O papa Francisco, ao receber o ex-presidente Lula, numa audiência de uma hora, o que não é usual nas audiências com o Sumo Pontífice, deixa como mensagem a confiança no maior líder político brasileiro. Esse gesto é também uma denuncia velada da partidarização do sistema judicial brasileiro.
Lula inicia com esta audiência uma caminhada internacional para continuar denunciando as injustiças que vem sendo vítima. Evidente que a pauta de uma audiência tão longa não se restringiu à situação particular do Lula, mas a temas relacionados à redução da fome e da desigualdade social.
A Amazônia tem sido pauta da Igreja Católica na região e motivo da realização do Sínodo da Amazônia, realizado em outubro de 2019.
O papa Francisco mantém um permanente olhar para pobres e não é um olhar de resignação, mas de denuncia do elevado grau de exploração capitalista a humanidade vem sendo submetida.
O papa ao receber Lula é, também, em respeito ao projeto executado no Brasil que retirou 30 milhões de brasileiros da pobreza extrema. A audiência tem esse duplo reconhecimento.
2 Comentários
Parabéns por esse blog de notícias maravilhoso, descontaminado de fake news e livre do fascismo! ??????
Já tem canal no YouTube ? Vou procurar pelo instagram de vocês pra seguir !
Patrícia, obrigado pela leitura, vocês e os leitores podem ter a certeza de que nos pautamos pelo bom jornalismo.
Se não é pedir muito pode espalhar o nosso site, não faça segredo, precisamos de leitores que reflitam o tempo em que estamos vivendo.
Abração.