13 de fevereiro de 2020 7:23 por Marcos Berillo
O estado do Maranhão esteve sob o domínio da família Sarney e de seus aliados mais de meio século, mas, quando o médico Jackson Lago (1934-2011), ex-prefeito de São Luís e um histórico oposicionista da família Sarney venceu as eleições para o governo do estado em 2016, para um mandato que seria de 2007 a 2010, o Judiciário majoritariamente sarneyzista cassou o mandato do governador.
Jackson Lago era um histórico militante da esquerda maranhense, filiado ao PDT, e quem o clã dos Sarney não tolerava por ter sido um político que não se deixou cooptar pelo poder sarneyzista.
A mais longeva oligarquia nordestina foi derrotada duas vezes seguidas pelo ex-juiz Flávio Dino (PCdoB). A primeira vez, Dino governou de 2014 a 2018, tendo sido reeleito para o segundo mandato de 2018 a 2022.
Dino construiu um amplo arco de alianças do centro a esquerda, numa demonstração de maturidade política e foco no principal objetivo de sua plataforma de governo: a educação pública e o isolamento da elite maranhense. A educação tem sido a prioridade do governo e não é um artifício retórico de campanha eleitoral.
O governador Flávio Dino, mais uma vez, surpreendeu o Brasil ao enviar a proposta de aumento do piso salarial dos professores para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, fixado em R$ 6.358,96 para 40 horas de trabalho. O piso nacional é de apenas R$ 2.886,24, para a mesma jornada de 40 horas.
É preciso dizer mais alguma coisa sobre a valorização da educação num dos estados com as maiores desigualdades sociais do Brasil? O Maranhão tem um dos maiores programas de recuperação de escolas do Nordeste e é o maior da história do estado.
Flávio Dino, desde que assumiu o governo, tem declarado que a educação é o seu maior desafio e, para tanto, é necessário valorizar primeiro os professores com salários dignos; segundo, melhorar as condições de trabalho; e, terceiro, elevar a autoestima dos trabalhadores da educação.
Desta maneira, é possível convencer a sociedade que a educação é o caminho ou o meio que transforma uma cidade, uma região e o país.
Flávio Dino tem sido um exemplo a ser seguido pelos governadores e prefeitos do Brasil.