20 de fevereiro de 2020 7:54 por Marcos Berillo
Num aviso divulgado no final da manhã desta quinta-feira, 20, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recurso Hídricos (Semarh) explicou a ocorrência das chuvas que surpreenderam o maceioense. A precipitação se deve às condições atmosféricas “favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte”. Como em todo o Nordeste, as chuvas chegam “acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco”.
No aviso, a Secretaria explica ainda que as chuvas podem se estender até amanhã, 21. Para acalmar os mais temerosos, o aviso meteorológico da Semarh garante que “as chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas”.
Mas, acrescenta, “poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta”.
Nas outras regiões ambientais, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco.
Os técnicos explicam que a chuva prevista para os municípios do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco será localizada, por isso, “a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo”.
A Sala de Alerta da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.