9 de março de 2020 12:59 por Marcos Berillo
O Estado de Alagoas destacou-se, nacionalmente, em uma das áreas educacionais que mais crescem em importância no país: a robótica. O resultado obtido por duas equipes da Rede Sesi/Senai no Festival Sesi de Robótica, realizado em São Paulo, nesse fim de semana, é uma prova disso.
O evento reuniu equipes de todo o Brasil em três competições: Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), Torneio Sesi de Robótica First Tech Challenge (FTC) e Torneio Sesi F1 nas Escolas. A FTCamb, da escola do Sesi que fica no bairro da Cambona, ganhou dois prêmios no FTC, o de Motivação e o Bússola.
O Prêmio Motivação leva em conta o Caderno de Engenharia, que é o documento mais importante na competição. Ele inclui o plano da equipe com os objetivos e metas para esta temporada, contendo estratégias para o jogo do robô, contato com indivíduos fora da comunidade científica, das áreas de engenharia, de matemática, além das finanças da equipe.
O Prêmio Bússola, entregue ao professor Victor Dantas, técnico da FTCamb, e concedido após a análise de um vídeo submetido à organização do evento, falando sobre como é o trabalho na equipe, qual o papel do técnico e como ele contribui com o trabalho do time para que tenha um alto desempenho.
Internacional
A outra equipe, que participou do Festival Sesi de Robótica na FLL, é formada por alunos do ensino fundamental da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes – a Roboben. Os pequenos obtiveram pontuação no quesito “projeto de inovação” suficiente para participar de torneio internacional.
Porém, o risco do corona vírus fez com que alguns países, como a Austrália e Grécia, cancelassem ou adiassem datas, deixando a equipe na espera por uma convocação.