10 de março de 2020 3:10 por Marcos Berillo
*Com assessoria
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nega que a morte de uma turista italiana, registrada no município de Paripueira, no Litoral Norte, tenha sido um caso de corona vírus. “Foi infarto”, explicou a assessoria do órgão.
No entanto, de acordo com um áudio que circula nesta terça-feira, 10, houve pânico na cidade, com isolamento do posto de saúde. Um helicóptero teria sido acionado para buscar o corpo visando a exames.
O Estado tem um caso da doença confirmado, mas, de acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres , não há motivo para desespero. O homem identificado com Covid-19, que esteve em viagem à Itália, está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável. Ele segue monitorado desde o dia 3 de março pelos técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
“Quero chamar a atenção da população que não há motivos para pânico, uma vez que estamos tratando de uma gripe comum, menos danosa à saúde do que o H1N1 [Influenza]. Quanto à chegada da doença, já era algo esperado, diante do efeito da globalização, mas, adotamos todas as medidas para assegurar que todos que venham a contrair a doença possam ser monitorados, acompanhados e recebam a assistência necessária”, salientou Ayres.
A Sesau alerta que somente devem procurar um serviço de saúde as pessoas com sintomas da doença e que tiveram contato com alguém doente ou que esteve em viagem a 27 países onde já há circulação do vírus. Além do Brasil, há casos confirmados na Alemanha; Austrália; Canadá; China; Coreia do Norte; Coreia do Sul; Croácia; Dinamarca; Emirados Árabes Unidos; Espanha; Estados Unidos; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Indonésia; Irã; Itália; Japão; Malásia; Noruega; Reino Unido; San Marino; Singapura; Suíça; Tailândia; e Vietnã.
Quanto à prevenção, cada pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, sempre que necessário, principalmente antes de consumir algum alimento, após tossir ou espirrar. Também é importante utilizar lenço descartável para a higiene nasal, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando a dobra do braço, além de evitar tocar com as mãos mucosas de olhos, nariz e boca.
1 Comentário
Amei o post 🙂