15 de março de 2020 3:34 por Marcos Berillo
Em nota divulgada hoje, o governo de Alagoas definiu como falsas (fake news) informações de que o expediente de órgãos públicos estaduais seria suspenso por conta do coronavírus. Do mesmo modo, alerta a Agência Alagoas, são falsas notícias de que escolas das redes públicas e privadas também terão suas atividades suspensas para evitar a propagação do vírus.
Na nota, o Governo do Estado ressalta que “todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para preservar a saúde dos alagoanos e que o Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE) para o combate ao coronavírus (Covid-19) se reúne diariamente para avaliar a situação e determinar a adoção das medidas necessárias”.
Distribuída pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a nota aponta a Agência Alagoas e o site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) como canais oficiais para a busca por informações sobre a situação do novo coronavírus em Alagoas.
Os dados mais recentes, divulgados pela Sesau nesta sexta-feira, 13, indicam que há apenas 1 caso de Covid-19 confirmado em Alagoas. Havia no Estado 10 casos suspeitos, mas o relatório do Ministério da Saúde divulgado no sábado, 14, mostram queda no número de casos sob investigação – agora são 6.
Todos eles estão sendo monitorados pelos profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Maceió).
Entre os casos suspeitos as mulheres são maioria – 62%. Os homens representam 32% dos pacientes monitorados. A faixa etária das pessoas atingidas é acima de 40 anos.