18 de março de 2020 6:39 por Redação
O enfrentamento da pandemia de coronavírus em Alagoas é o maior desafio para os profissionais de saúde pelas dificuldades materiais, técnicas, mas é inegável o esforço e desprendimento de inúmeros trabalhadores para capacitar e reproduzir procedimentos para as redes municipais e estadual de saúde.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), por meio de seus diretores, tem capacitado os profissionais de saúde dos municípios alagoanos e repassado informações com esclarecimentos à população sobre as formas de prevenção.
A diretora do Cosems, Morgana Thereza, lembra que “a sociedade e cada um tem responsabilidade social, a exemplo da adoção das medidas preventivas como lavar sempre as mãos, evitar aglomeração e não propagar fake news que causam pânico desnecessário”, afirma.
Ela diz que “os profissionais de Saúde informados saberão como adotar as medidas em casos suspeitos do coronavírus”.
O Datasus informa que o Estado de Alagoas dispõe de 5.891 leitos hospitalares, conforme dados de janeiro de 2020. Dos 102 municípios apenas 52 têm leitos hospitalares. Mas há nove cidades que têm entre um e nove leitos e 50 cidades que não têm um único leito. A falta de leitos é crônica na rede pública estadual
Os leitos hospitalares estão distribuídos em maior quantidade nas seguintes cidades: Maceió, com 2.866, Arapiraca, 970, Coruripe, 274 e Penedo com 109.
Os leitos complementares, que são as UTIs, estão em um número bem menor de cidades e hospitais: em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos índios, Coruripe, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.
Esse é o desenho da rede de saúde estadual para enfrentar a pandemia ou como os especialistas estão definindo, a guerra do coronavírus.
Alagoas encontra-se desprotegida mesmo assim o que há de mais significativo numericamente é a rede pública, o SUS, objeto da sanha privatista que assola o Brasil. O esforço dos profissionais de saúde pública tem sido o ponto alto de superação das enormes dificuldades e que não é de hoje, mas de muitos anos.
Abaixo, o quadro dos leitos no Estado de Alagoas da Rede de Atenção as urgências e emergências em Alagoas Coronavírus 2019-nCov: