22 de março de 2020 1:11 por Marcos Berillo
A partir da zero hora desta segunda-feira, 23, militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e batalhões de área estarão nas estradas para fazer cumprir os termos do Decreto 69.541, publicado na última quinta-feira, 19, que, estabelecendo situação de emergência, suspende o transporte intermunicipal de passageiros em todo estado. Com isso, e enquanto durar os efeitos do decreto, o governo de Alagoas tenta reduzir a propagação do novo coronavírus.
“Estaremos nas estradas fiscalizando o cumprimento do decreto. Todo veículo que estiver contrariando os termos da emergência, será recolhido” – alerta o comandante do BPRv, tenente-coronel Eduardo Liziário.
O oficial ressalta que, conforme o decreto governamental, está proibido o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, regular e complementar, receptivos de hotéis e pousadas, taxista que fazem fretamento e qualquer outro tipo de transporte coletivo.
Na operação, que será mantida pelos próximos 14 dias, os policiais do BPRv vão fiscalizar também o transporte interestadual.
Neste caso, revela o tenente-coronel Liziário, a Polícia Militar vai atuar junto com equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Irmanados com os técnicos da Secretaria, vamos realizar a abordagens e inspeções nos veículos. Se os técnicos tiverem qualquer suspeita de que o passageiro apresenta sinais de contaminação, este será orientado a volta ao estado de origem” – alerta o comandante do BPRv.
Ele afirma que os policiais estão consciente da responsabilidade dessa operação, mas também da importância das ações para o enfrentamento da Covid-19. Causada pelo novo coronavírus, a doença já matou 18 pessoas no Brasil, que já tem milhares de infectados. No mundo, a Itália é o país com o maior número de mortos: são 4.825 até agora. O noticiário internacional mostra que, somente neste sábado, 21, em 24 horas morreram 793 italianos.
“Nosso trabalho é ajudar a impedir que cheguemos a um quadro de tamanha gravidade. Que juntos, possamos vencer essa luta. Deus proverá!” – concluiu o oficial da PM alagoana.