27 de março de 2020 5:21 por Marcos Berillo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) avisa: todos os órgãos ligados à pasta estão atuantes para o “fiel cumprimento” do Decreto Estadual nº. 69.541, de 19 de março de 2020, que declara situação de emergência em Alagoas e intensifica medidas de enfrentamento à Covid-19.
Em nota à imprensa, a secretaria reforçou que as forças de segurança atuarão para evitar que haja descumprimento das recomendações e esclarece “que não apoia nem participa de nenhuma manifestação contra o disposto no referido decreto”.
“Por fim, a Secretaria recomenda à população alagoana que evite aglomerações, passeatas, carreatas e outras situações em que haja ajuntamento de pessoas, em atendimento às recomendações das autoridades de saúde voltadas para evitar a contaminação e disseminação do coronavírus”, destaca o texto.
Nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, têm surgido cards, de autoria desconhecida, convocando para uma carreata na próxima segunda-feira, 30, com saída do Corredor Vera Arruda.
A mensagem é direcionada a empresários, comerciantes, motoristas de aplicativos, profissionais liberais e a todos que se opõem às medidas de isolamento social adotadas pelos governadores para conter a pandemia de Covid-19.
“Vamos isolar nossos idosos e tratar os enfermos. O resto precisa voltar para guerra!”, diz o card, que se alinha à proposta de alinhamento vertical defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.
É, também, o caminho inicialmente adotado pela prefeitura de Milão, na Itália. Quando essa campanha começou, a região contava com 250 pessoas infectadas e 12 mortes. Nesta sexta-feira, 27, os casos passavam de 37.298 e as mortes chegavam a 5.402. O prefeito Giuseppe Sala reconheceu o erro e adotou o isolamento total.