27 de março de 2020 4:37 por Marcos Berillo
O município de Maragogi segue em estado de emergência em saúde pública de importância internacional, conforme decreto assinado pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto. O objetivo é prevenir a disseminação de Covid-19 num dos principais destinos turísticos do País.
O decreto obriga o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais de saúde do município no trato de casos suspeitos, bem como permite que eles sejam relocados conforme as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.
O ato recomenda que pacientes com sintomas respiratórios fiquem em casa e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas, que integram o grupo de risco da doença, evitem circular em ambientes com aglomeração de pessoas.
Ainda torna obrigatório o isolamento domiciliar por 14 dias, a todos os casos de síndrome gripais, sem sinais de gravidade, independente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico dentro da Rede Pública ou Privada. As medidas estão em vigor desde o último dia 23.
O decreto também suspende eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração de pessoas, em locais abertos superior a 50 pessoas em eventos abertos e 10 pessoas em eventos fechados.
Estabelecimentos comerciais também devem fechar temporariamente, como bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, exceto aqueles que funcionam dentro da rede hoteleira e atendem, exclusivamente, aos hóspedes.
As medidas previstas no decreto podem ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município. Ou seja, as determinações valem, a princípio, até o dia 12 de abril próximo, podendo ser prorrogadas conforme determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).