18 de junho de 2020 8:26 por Marcos Berillo
Caiu hoje (18) o polêmico ministro da Educação, Abraham Weintraub. O anúncio do “pedido de demissão” foi feito por meio de vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro em que ele disse já estar se preparando para passar o bastão ao novo ministro nos próximos dias. “Sim, desta vez é verdade, eu estou saindo do MEC e vou começar a transição agora”, frisou.
Sem entrar no mérito de sua saída do Ministério, Weintraub disse que deve assumir um cargo de direção no Banco Mundial, em Washington (EUA), do qual já foi diretor no passado. No vídeo, ele afirmou estar preocupado com a própria segurança e a da família, citado pelo nome apenas a cadelinha “Capitu”, o que teria pesado na decisão.
Abatido, Bolsonaro disse que o Brasil passa por um momento difícil, em que é preciso confiança, e que todos os seus compromissos de campanha estão mantidos. “Busco implementá-los da melhor forma possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade, sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar por liberdade. Eu faço o que o povo quiser”, afirmou.
A gestão de Abraham Weintraub no MEC, que começou em abril de 2019, foi marcada por polêmicas e disputas públicas com diversos grupos sociais – entre eles, a comunidade judaica, a representação da China no Brasil e o Supremo Tribunal Federal (STF).
No vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, no Palácio do Planalto, ele defendeu a prisão dos ministros do STF, a quem chamou de “vagabundos”. No último domingo (14), ele participou de um protesto com pautas antidemocráticas e inconstitucionais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Veja algumas reações à saída do ministro da Educação.
*abraham weintraub caiu*
o twitter inteiro indo pedir p débora aladim assumir o cargo de ministra da educação:
— ᵏᵃʸ ᵃᵍⁱᵒᵗᵃ (@_kaymeow) June 18, 2020
Queiroz preso, Weintraub caindo, Sara Giromini presa e não temos NENHUMA hashtag em apoio ao capetão!
Esse é o Twitter que eu quero!!— Letícia ♡? (@leticiaiai) June 18, 2020
a debora aladim entrando no twitter e vendo que o abraham weintraub deixou o cargo de ministro da educação: https://t.co/mqmDYINEjS
— guѕtανo (@swiftieguh) June 18, 2020