9 de julho de 2020 3:43 por Marcos Berillo
O governo de Alagoas está desenvolvendo um sistema online para realizar o pagamento dos auxílios referentes à Lei Aldir Blanc, o Cadastro Único da Cultura de Alagoas (Cuca). A lei, sancionada no dia 29 de junho, é uma das medidas emergenciais que o governo federal encontrou para minorar os efeitos da pandemia no país, disponibilizando auxílio financeiro aos artistas informais do Brasil, durante o período da pandemia do coronavírus.
Alagoas deve receber um valor estimado em mais de R$ 57 milhões, sendo R$ 31,5 milhões para o Estado e o restante direto na conta dos municípios. O desenvolvimento do sistema envolve técnicos das secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Cultura (Secult).
Segundo o assessor técnico de desenvolvimento tecnológico da Secti, Pedro Ivo, todos os trabalhadores da cultura em Alagoas deverão efetuar o seu cadastro no Cuca que será um sistema em desenvolvimento constante dividido em 3 etapas: cadastro dos proponentes e das unidades executantes, cadastro de editais e, posteriormente, prestação de contas.
“Na primeira fase, o sistema dará acesso a Lei Aldir Blanc e ao cadastro para receber o benefício, este auditado pelo próprio sistema. Essa etapa deve ser liberada até o final de julho. Posteriormente, faremos um espaço para cadastro de editais e prestação de contas. Será um sistema aberto para que todos consigam ver o que está sendo feito e como a verba está sendo utilizada. Será quase como uma rede social da cultura no nosso Estado”, explicou Pedro Ivo.
*Com assessoria