terça-feira 8 de abril de 2025

Estoque de sangue do Hemoal está com déficit superior a 60%

Unidade Maceió precisa de 300 bolsas e tem 85; Unidade Arapiraca necessita de 200 e dispõe de 73

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo

Mulheres podem doar sangue, caso não estejam grávidas ou amamentando | Ascom Hemoal

Assessoria – O número de candidatos à doação de sangue caiu drasticamente no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em decorrência da pandemia do novo coronavírus e, como consequência, o estoque do órgão está crítico.

Para se ter ideia, na Unidade Arapiraca são necessárias, no mínimo, 200 bolsas, mas, nesta quinta-feira (9), há 73, o que representa um déficit de 63,5%. Já na Unidade Maceió, 85 bolsas estão armazenadas, mas existe a necessidade de, no mínimo, 300, representando uma carência de 72%.

Esta realidade só pode ser mudada com o comparecimento de voluntários às Unidades do Hemoal. No interior, as doações podem ser feitas em Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, localizado na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já na capital alagoana, o posto de coleta está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17H.

Medidas preventivas

Mesmo não sendo uma unidade que atende pacientes da Covid-19, o Hemoal adotou medidas sanitárias para resguardar os doadores. Além de totens com pedais para a liberação de álcool em gel, o distanciamento social é respeitado e uma tenda com cadeiras foi montada no pátio para evitar aglomerações.

Outra medida adotada foi a disponibilização de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os técnicos que atuam no Hemoal, protegendo-os e também preservando a integridade dos candidatos à doação de sangue. “São medidas que atendem às exigências da OMS [Organização Mundial de Saúde] para que todos os nossos doadores cheguem às nossas unidades saudáveis e, após a doação, continuem suas vidas com a saúde preservada”, salienta a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Agendamento

Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, o Hemoal adotou duas estratégias. Além de agendar a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca), os voluntários podem se reunir em grupos de até 10 pessoas, para solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

“Apenas os voluntários com boa saúde agendar as doações, com exceção dos idosos, que, mesmo podendo doar sangue até os 69 anos de idade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar, por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus, conforme recomendam os infectologistas”, orienta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação

Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Novo coronavírus

Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Já os que tiveram contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Anac autoriza nova companhia aérea a operar no Brasil

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Uma nova companhia aérea promete

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

9 de julho de 2020 3:50 por Marcos Berillo A obesidade está por trás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *