9 de julho de 2020 3:28 por Marcos Berillo
A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus afetou as finanças da capital. Hoje, em entrevista à TV Mar, o prefeito Rui Palmeira revelou que, na comparação entre maio de 2020 e o mesmo período do ano passado, a receita própria do município caiu 38%.
“Diante desse cenário, o Município adotou medidas de renegociação de dívidas, visando arrecadar mais, entretanto, não é o suficiente. O auxílio emergencial do Governo Federal também não tem sido o suficiente. Deste modo, estamos fazendo o esforço grande para cortar despesas”, relatou.
Entre as medidas adotadas pela Prefeitura para garantir o isolamento social estão a adoção do teletrabalho para funcionários públicos, disponibilização de canais para acesso a serviços não essenciais e uma série de medidas restritivas de acessos a locais com grandes aglomerações.
Fase laranja
A capital alagoana entrou na Fase laranja, dando início ao isolamento controlado no combate ao novo coronavírus. Para chegar nesse estágio, foi preciso analisar o cenário da pandemia.
“Nós avançamos uma casa em relação ao isolamento, mas ele continua. A flexibilização foi possível com base em critérios, a exemplo da redução do número de mortes e infectados por Covi-19 na capital. A população precisa continuar atenta, usando máscara e álcool em gel”, alertou o gestor.
Além da abertura das praias, o novo decreto trouxe a permissão de funcionamento para lojas de ruas com até 400m² (exceto shopping centers, galerias e centros comerciais) e salões de beleza e barbearias com capacidade de atendimento reduzida em 50%, além de templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido em 30% de sua capacidade.
*Com assessoria