sexta-feira 22 de novembro de 2024

FUTEBOL VIROU UM NEGÓCIO DE POUCOS!

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota

O futebol anda muito chato nos dias atuais, mundialmente falando, com raríssimas exceções, pouco de futebol verdadeiro é visto por aí.

Os jogadores são robotizados, desde cedo nas “escolinhas” o garoto aprende uma série de coisas, menos jogar bola. O futebol brasileiro sempre teve a ginga, molejo e o drible, tudo aprendido nas ruas esburacadas, com bola de meia, com laranja, limão e quando em vez uma bola “dente de leite”, lembra-se dela?

Hoje em dia as tais escolinhas incorporou a classe média, influenciadas pelo modismo televisivo dos grandes craques, a rigor esta mesma classe média fez do futebol uma possibilidade de seu rebento se tornar um craque milionário, mas a porta é estreite e nem todos chegam lá!

Mas aquele futebol moleque da rua, aonde os melhores da rua tentava uma peneira nos grandes clubes, isso acabou faz tempo, hoje virou um mercado, jogadores e treinadores só arrumam emprego se tiver um empresário forte que possa sair vendendo ou emprestando para os clubes ou apenas time de futebol.

Isso cria uma ciranda financeira e humana interessante, muitos dirigentes de clube, treinadores e obviamente o empresário da vez, ganham rios de dinheiro com os jogadores da atualidade, mas não precisa ser mais um craque, basta chutar uma bola que ele já vai para o mercado ser exposto numa prateleira.

Este posicionamento atual veio no embalo do neoliberalismo da década de 1990, a famosa Lei Pelé e outras mazelas determinaram esta lógica que vem matando o futebol não somente brasileiro, mas do mundo periférico como um todo.

O seguidismo de nossos dirigentes a tão propalada organização europeia, fez e vem fazendo do nosso futebol algo apenas para venda e exportação de jogadores, nada mais que isso! Mesmo o Flamengo, que tem vários craques nas suas divisões de base, quando sobe para o time de profissionais o cara nem esquenta o banco, é logo vendido por milhões de dólares, mas os clubes a rigor continuam em crise financeira.

Eu não sei qual a mágica, os nossos dirigentes tem a incrível capacidade de diminuir as receitas dos clubes ou dos seus times. Sim, o torcedor não percebeu, na maioria das vezes não temos direção coletiva, mas sim donos dos clubes, vide o caso em Alagoas com CSA e CRB.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota A mineração predatória que a

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

25 de novembro de 2020 1:25 por Nivaldo Mota   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *