7 de janeiro de 2021 12:06 por Da Redação
Por Geraldo de Majella
O atual prefeito de Maceió, JHC, tem se pautado como um jovem plugado nas redes sociais. Quando exerceu o mandato de deputado estadual foi um parlamentar que foi às últimas consequências exigindo que a mesa da Assembleia Legislativa fosse transparente e abrisse a caixa- presta que ele dizia existir.
JHC provocou o Ministério Público de Alagoas cobrando a necessária transparência; fez o que não é comum entre os parlamentares fazer. Com esses e outros gestos o jovem deputado ganhou a simpatia da opinião pública, que passou a vê-lo como um deputado combativo e moderno que não esconde nada da sociedade.
O prefeito agora é obrigado a colocar em prática tudo o que defendeu e denunciou dos seus colegas – segundo as suas denúncias, sonegavam informações. Em seguida, denunciou prefeitos e invadiu repartições públicas a título de fiscalização.
A prefeitura de Maceió, administrada por JHC, deve ser um exemplo de moralidade e transparência. O Portal da prefeitura tem de ser o que melhor informe o cidadão e da maneira mais fácil possível.
Eis os dez mandamentos que JHC deve cumprir:
1- Não roubar, nem deixar roubar;
2- Não permitir que a Guarda Civil Municipal seja utilizada para espancar trabalhadores ambulantes ou qualquer cidadão;
3- Desmilitarizar a Secretaria de Segurança Comunitária e não permitir que dezenas de oficiais da reserva da Polícia Militar e policiais civis sejam nomeados para os cargos dirigentes da secretaria;
4- Determinar a publicação da declaração patrimonial e de renda de todos os secretários, chefe de gabinete e diretores de órgãos;
5- Dar publicidade a todos os convênios realizados entre a prefeitura, ONGs e instituições religiosas;
6- Publicar a relação de cargos em comissão e seus respectivos salários;
7- Publicar todos os contratos com órgãos de imprensa, rádios, televisão, jornais impressos, sites e blogs:
8- Publicar os cardápios servidos na alimentação escolar, os respectivos valores e as empresas fornecedoras;
9- Publicar os contratos relativos ao serviço de limpeza pública e de iluminação pública, inclusive os valores arrecadados com a taxa de iluminação;
10- Publicar os contratos com as empresas de transporte urbano.
Os dez mandamentos não são o suficiente, mais constituem uma sinalização de que a administração pública municipal na gestão JHC será um marco de modernidade e honestidade.
O mandamento número um ‒ não roubar, nem deixar roubar ‒, em tese é desnecessário lembrar, pois como o prefeito foi um atuante deputado de oposição, vai querer primar pela honestidade.
Estamos de olho.