13 de janeiro de 2021 10:38 por Geraldo de Majella
A agenda do prefeito de Maceió, JHC, nos primeiros dias de governo tem sido movimentada com reuniões e encontros internos e externos. As redes sociais do prefeito dão conta do trabalho de limpeza pública nos bairros periféricos. É um ritual quase obrigatório de todos os prefeitos que são eleitos para o primeiro mandato.
Terno bem cortado, cabelo aparado, barba feita, sentado na poltrona onde despacha, mostra-se para os seus seguidores como se estivesse selecionando os currículos ‒ a prefeitura recebeu mais de vinte mil – dos pretensos candidatos a serem escolhidos para ocupar os cargos em comissão. Mas não anuncia quantos cargos serão preenchidos através desse critério. Faz parte da estratégia de marketing a ser utilizada.
Num outro momento, JHC aparece num vídeo anunciando que todos os contratos da gestão anterior serão revisados. Num ato mais formal, recebe em seu gabinete pastores de várias igrejas evangélicas que entre gestos simbólicos oram em voz alta e declaram apoio. Os meses iniciais serão movimentados; a agenda diversificada e as promessas anunciadas são vistas como uma realidade a ser alcançada. O tempo é que dirá.
A máquina de comunicação tem sido ágil e criativa. Os secretários e diretores de órgãos receberam ordens para se movimentar, o que significa que terão de criar diariamente fatos para alimentar as redes sociais.
Jantar pizza às 21 horas é um sinal de que o trabalho segue pela noite; quando a cidade começa a descansar, o prefeito trabalha.
Tudo nos primeiros meses é novidade para a comunicação criativa apresentar ao público.
O que JHC fará de diferente na sua administração não é possível saber, mas uma coisa é certa: sem um plano de ação factível não haverá novidade, será mais do mesmo.
Dizer que Maceió tem pressa é um slogan copiado do governo Téo Vilela: Alagoas tem pressa. Até aí nada é novo, o que vemos é uma cópia, pelo menos no slogan.
JHC é um debutante no cargo de prefeito, mas como tudo na vida tem um tempo, a hora de administrar pra valer vai chegar.