17 de março de 2021 7:11 por Geraldo de Majella
A manifestação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) realizada domingo (14), em Maceió, foi organizada pelo vereador extremista Leonardo Dias (PSD). Centenas de pessoas com bandeiras do Brasil e cartazes contra o STF invadiram aos gritos o estacionamento do bairro de Jaraguá, um dos postos de vacinação contra a covid-19, causando medo e impedindo os idosos de serem vacinados.
O prefeito de Maceió, JHC, pelas suas redes sociais disse: “Não vamos deixar que a vida da população fique em risco por conta de uma manifestação descabida. Nossa prioridade é preservar vidas e retomar a economia, o que só é possível com a imunização”.
Essa atitude sensata do prefeito é um ponto de inflexão nas suas relações com o bolsonarismo de rua, que tem como líder o vereador extremista Leonardo Dias. Percebendo a repercussão negativa e a possibilidade de responder criminalmente por ter participado da coordenação, como das vezes anteriores, o vereador entrou na rede social do prefeito indagando: “Qual o vereador que patrocinou o ato, prefeito? Pode provar essa afirmação?”
JHC, respondeu: “Não precisa nem dizer. A carapuça serviu”. Sendo mais afirmativo, disse: “Vá trabalhar, e não fazer arruaça num domingo em um local de vacinação. Você não fechou a rua, fechou um local de vacinação, impedindo profissionais da saúde de chegarem ao seu local de trabalho e idosos de se vacinarem. Irresponsável”, arrematou JHC.
O prefeito não pode ficar satisfeito com a sua manifestação de repúdio através das redes sociais; é necessária a defesa do espaço público e da vida que foi colocada em risco por centenas de manifestantes, a maioria sem máscara, liderados pelo vereador. É uma das obrigações do gestor público, e deveria ser do vereador, apoiar a vacinação contra o coronavírus.
O PDT protocolou na Câmara Municipal um pedido de cassação do mandato do vereador extremista. A Câmara Municipal de Maceió terá de discutir este fato, que é gravíssimo e atenta contra a saúde pública num momento em que a pandemia atinge seu mais alto grau de contaminação e letalidade.
O que motivou a manifestação contra o STF é um ato que atenta contra a democracia no Brasil. Esses atos em Maceió têm sido organizados pelo vereador Leonardo Dias.
O Ministério Público Estadual ainda não se pronunciou, é fundamental a sociedade ser defendida pelo MPE.
A cassação do mandato do vereador Leonardo Dias é um ato de justiça.