8 de junho de 2021 1:52 por Da Redação
A aposta que o Sesi/AL fez, repassando a uma cooperativa de professores sua escola no município de Atalaia, foi acertada. “Vemos que o projeto vem dando certo”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, José Carlos Lyra de Andrade, durante reunião, na manhã desta terça-feira, 8, com dirigentes da Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza (Coopemcs).
Eles vieram à Fiea repassar informações sobre o andamento das atividades na escola, que mudou de denominação, passando a se chamar Colégio Inovar, e solicitar a renovação do convênio de cessão.
O presidente da Fiea reafirmou sua avaliação positiva acerca da criação da cooperativa como alternativa para aquela escola e, mais uma vez, parabenizou os professores pelo comprometimento com a educação em Atalaia. Segundo ele, o Sesi deverá renovar a parceria.
Por sua vez, o presidente da Coopemcs, Gildenor Pereira Leite, destacou o compromisso de todos com o trabalho em forma de cooperativismo. “Queremos fortalecer o desenvolvimento de uma educação de qualidade e fomentar a criação de novas cooperativas”, afirmou ele.
Foi em 2018 que, em com o fim do Pronatec, Lyra oficializou, em regime de comodato, a cessão da Escola Sesi/Senai de Atalaia à cooperativa. A parceria impediu o fechamento da unidade, que oferece 200 vagas nas modalidades Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Médio.
O Pronatec foi um programa do governo federal que permitiu à Rede Sesi/Senai construir diversas unidades de ensino em Alagoas.
“No início, ajudamos no modelo pedagógico, considerando o valor do padrão Sesi/Senai de ensino, e agora vemos com satisfação o êxito do projeto”, disse o superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, que participou da reunião. Também estiveram presentes as professoras Jirlene Costa, Ébia de Vasconcelos, e a superintendente do Sistema OCB/Sescoop, Márcia Túlia.
Fonte: Assessoria