29 de julho de 2021 12:22 por Marcos Berillo
O pneumologista Artur Gomes Neto, diretor-médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, faz um alerta: “A pandemia não está controlada!”. O aviso é importante, num momento em que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na rede pública de Alagoas segue estabilizada e a população tem relaxado nas medidas de proteção. Os números se mantêm em 35%, segundo aponta o Boletim Epidemiológico emitido ontem (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Em Maceió, a taxa é ainda menor, com 28% de ocupação.
Os números aparentemente favoráveis não justificam o relaxamento dos cuidados contra o novo coronavírus, como se tem observado. “Eu fiquei extremamente preocupado quando vi as pessoas mais uma vez pensarem que o relaxamento natural das medidas significasse que a pandemia estivesse controlada”, destaca o médico.
Se a população não se cuidar, uma nova variante do novo coronavírus pode começar a circular e isso é preocupante. “Uma vez havendo relaxamento das pessoas em relação às medidas sanitárias de proteção – especialmente em relação ao uso de máscara e aglomeração em locais fechados e abarrotados de gente –, sobretudo com os que não foram vacinados, a gente vai ter a terceira onda. A preocupação nossa é com relação a uma possível cepa nova. Temos que continuar em alerta”, explica Artur Gomes Neto.
População deve continuar atenta a cuidados preventivos
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou a estabilização da taxa de ocupação dos leitos de UTI, mas, mantém a cautela. “Vamos seguir em frente. Enfrentando a pandemia, vencendo a Covid para que a gente possa retomar a nossa normalidade”, disse. Segundo ele, a campanha de vacinação e a inauguração de quatro hospitais no estado em plena pandemia contribuíram para este resultado.
A Sesau ainda alerta: para que as taxas de ocupação de leitos caiam ainda mais é preciso continuar atento aos cuidados no combate ao vírus, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, recomenda:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.